Projeto Gastronomia do Amanhã capacita moradores de diversos municípios do Pará

Publicado em 23/10/2020 por Gaby Comunicação

A atividade busca oportunizar qualificação profissional e fomentar emprego e renda a moradores de áreas de risco social.

Bom gastro2.jpg

A gastronomia é cultura, saúde e, também, fonte de renda. Pensando nisso, durante esta semana, o projeto Gastronomia do Amanhã está com o seu itinerante no município de Abaetetuba, e já marcou a próxima parada: Igarapé-Miri, de 26 a 30 de outubro, ainda com vagas abertas. Os interessados podem comparecer aos postos de inscrição localizados na Praça Sarges Barros e na Praça dos Trabalhadores, com RG e CPF.

O projeto, patrocinado realizado pela Equatorial Energia, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Lei Semear, objetiva profissionalizar e capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social com oficinas práticas de mercado e cozinha, neste ano, chega a sua terceira edição.

Nas cidades, os moradores que buscam qualificação profissional possuem cinco dias de oficinas, sendo quatro de aulas teóricas e práticas. No último dia, o resultado de todo esse processo é compartilhado com o público em uma feira gastronômica.

De acordo com Michelle Miranda, analista de sustentabilidade do Grupo Equatorial, o Gastronomia do Amanhã se concentra na transformação de realidades.

“Os participantes têm a oportunidade de aprender, trocar e vivenciar novas experiências, além de ter sua independência financeira através do Gastronomia. Eles também são fonte de inspiração para os jovens da comunidade com os seus trabalhos reconhecidos e, com certeza, repassarão o que aprenderam para outras pessoas, deste modo, tornando o projeto um círculo de sucesso”, diz ela.

Bom gastro.jpg

Aulas

Em Abaetetuba, cumprindo todos os cuidados exigidos pelas autoridades de saúde, as aulas ocorrem em espaço adequado para que não haja aglomeração. Os 20 alunos de cada turma possuem uma semana intensa de aprendizado com o chef Janderson Oliveira. Os participantes aprendem sobre diversos assuntos ligados à culinária como o desenvolvimento de ficha técnica para alimentos, técnica de bases de cozinha, segurança alimentar, noção de marketing de produtos e empreendedorismo.

Jan Oliveira, que possui 10 anos de experiência de mercado conta que está grato por participar do projeto e afirma que o curso é repleto de conteúdo.

“Estamos trazendo oficinas completas, palestras, noção de limpeza e manipulação. O curso é bem completo. Está sendo uma semana intensa e completa para quem quer se qualificar e se capacitar para o mercado de trabalho na área do ramo alimentício”, afirma o chef.

Serviço:

Projeto Gastronomia do Amanhã

Cidade: Igarapé Miri

Período: 26 a 30 de outubro

Horário: 14h às 18h

Local: Sindicato dos Trabalhadores (as) de Igarapé Miri.

End: Rua Padre Vitório 850