Almeida Lima apresenta novo centro administrativo

Publicado em 10/01/2018 por Jornal da Cidade - Sergipe

Refis vetado

O sergipano Otávio Leite, deputado federal pelo PSDB do Rio de Janeiro, foi o relator do projeto de refis que previa o parcelamento das dívidas de micro e pequenas empresas, vetado pelo presidente Michel Temer. Otávio disse que o veto foi incompreensível e reclama do tratamento tributário diferenciado para a micro e pequena empresa. Ele quer o PSDB liderando uma articulação para derrubar esse veto.

Centro Administrativo

O secretário de Saúde, Almeida Lima, recebe a imprensa amanhã, às 7h30, para apresentar o novo Centro Administrativo da Saúde estadual. Será uma visita onde ele pretende apresentar as instalações e falar sobre a importância de centralizar a área administrativa da pasta. Até a próxima semana, o novo centro deverá estar funcionando, gerando uma economia no aluguel, com apenas um imóvel - ao invés dos vários existentes.

200 leitos
Em conversa com a coluna, o secretário deixou claro que esse não é o ponto mais importante. A mudança vai propiciar, por exemplo, a liberação de espaço no Huse, onde Almeida pretende abrir 200 novos leitos. Isso significa um aumento de 1/3 no número de leitos. A meta do secretário é ambiciosa: criar e ampliar enfermarias, tirando os pacientes internados dos corredores. "Vamos sair de 600 para 800 leitos. 45 deles já foram entregues e o restante serão entregues até fevereiro", explicou Almeida.
 
Na Rede
Início de ano e muitos políticos estão aguardando a chamada janela para mudar de partido. Na Câmara de Aracaju, a dança das cadeiras também deve acontecer. A coluna recebeu a informação de que o vereador Lucas Aribé (PSB) está de malas prontas para a Rede Sustentabilidade. O vereador Isac também já teria definido sua saída do PCdoB, partido do prefeito Edvaldo. Aliás, para o alcaide, sua bancada continua do mesmo tamanho.
 
Andanças 1
O deputado federal Valadares Filho (PSB) disse para essa coluna que o recesso parlamentar, na verdade, é um "período de andanças" por Sergipe. "Tenho andado muito pelo interior do Estado, já devo ter rodado cerca de 15 a 20 municípios neste início de recesso. Vou continuar fazendo isso, inclusive visitando diversos bairros de Aracaju. É uma oportunidade que nós temos de estar diretamente no dia a dia no Estado", contou.


Andanças 2
Valadares Filho acrescentou ainda que deverá manter o mesmo ritmo de atuação no mandato de 2017 para 2018. "Tivemos um ano muito ativo à frente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. Durante todos esses anos, foi o ano mais produtivo em termos de trabalho parlamentar. Considero que tivemos uma grande conquista, que foi aprovarmos a emenda para obra do Canal de Xingó. Uma emenda de R$ 300 milhões para primeira etapa", registrou.
 
Posição definida
O vereador Vinicius Porto (DEM) não será candidato a deputado estadual, como andaram especulando algumas pessoas. Porto até já definiu que este ano irá apoiar o deputado estadual Jeferson Andrade (candidato à reeleição) e para federal votará em José Carlos Machado, seu amigo de longas datas. Essa decisão também está embasada no fato de que André Moura não será candidato a deputado federal.


Só benefício
Ontem, a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), disse durante entrevista ao programa de rádio "Jornal da Fan" que a relação do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) com o deputado federal André Moura (PSC) "é um benefício para a cidade". No momento, ela destacou que o comportamento deles deve ser visto como político. "É uma relação republicana", frisou.

Lula 1
Além disso, Eliane lamentou a forma como o julgamento do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), vem sendo conduzido pelo Poder Judiciário. "Está muito rápido", analisou. O julgamento de Lula está marcado para ocorrer no dia 24, em Porto Alegre.
 
Lula 2
Inclusive, falando sobre o episódio, o PT programa uma grande mobilização. Na rede social, em seu perfil pessoal no Twitter, o vice-presidente da executiva nacional, Márcio Macedo, escreveu: "Defendo, e uma parte do partido também, que a executiva nacional do PT, independente do resultado do dia 24, lance no dia 25 de janeiro a pré-candidatura de Lula como presidente da República".
 
Pré-candidato
Além disso, Márcio Macedo afirmou querer voltar à política. "Sou pré-candidato a deputado federal. Estou com muita vontade de voltar à política. Fiz política que não envergonhou os sergipanos", postou no Twitter.

Chapa majoritária
O PT, mais uma vez, vem sinalizando que quer estar presente na chapa majoritária. Márcio Macedo, vice-presidente da nacional do PT, reforçou: "O PT quer estar presente na chapa prioritária. Queremos que nossos pré-candidatos a deputado tenham espaços. E se esses pré-requisitos forem preenchidos, a tendência é seguir o bloco de Jackson Barreto (PMDB)".
 
Fornecedores
A Prefeitura de Aracaju conseguiu pagar hoje os seus servidores comissionados e os aposentados. Por outro lado, os fornecedores e empresas que prestam serviços à prefeitura estão sem receber desde o mês passado. A informação que circula é de que os pagamentos foram suspensos. Algumas empresas já estão com quase três meses sem receber e estão em dificuldades para pagar seus funcionários. Já estudam paralisar serviços. 

Apoio
Para quem ainda tinha dúvidas, a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, foi direta ontem em uma declaração no Twitter: "Reafirmo meu apoio a Belivaldo Chagas. Acredito muito nele, que é um homem de muita integridade, de uma lealdade admirável, muito conhecimento sobre a realidade de Sergipe e experiência. Torço muito por ele!", falou a ex-primeira-dama de Sergipe.