Botafogo: de bairro de passagem a point dos cariocas

Publicado em 10/10/2017 por O Globo

Nos últimos anos, o bairro de Botafogo passou a figurar na lista dos endereços queridinhos da Zona Sul do Rio. A localização central, aliada à praticidade da ampla oferta de transportes, fez com que a região se desenvolvesse, mesmo em um período de pouco crescimento em bairros vizinhos, como Leme, Copacabana e Humaitá.

O resultado foi uma revolução imobiliária na região, que passou de bairro de passagem a um dos endereços mais procurados da cidade. Por lá estão alguns dos restaurantes mais incensados do Rio, além de cervejarias, hamburguerias, padarias, coworkings, academias e casas de shows. Para completar, o bairro também conta com hospitais e uma série de escolas de excelência.

Botafogo reacende o setor imobiliário como um bom investimento para quem quer viver cercado pelo que há de melhor no Rio e com um valor mais atrativo que alguns de seus vizinhos da Zona Sul. É no que acredita Bruno Ghiggino, diretor regional da construtora Even.

- O bairro se transformou e agora conta com muitas opções de lazer, gastronomia e serviços. Tudo isso com a facilidade de transporte. Botafogo tem uma estação de metrô bem no meio de tudo, ótima tanto para quem trabalha quanto para quem quer se divertir nas imediações. Do solteiro mais moderno às jovens famílias, o bairro consegue agradar a todos - explica.

O projeto da fachada do residencial inclui uma loja no térreo - Divulgação

O You Botafogo, que segue em fase de obras, está localizado na Rua Real Grandeza, uma das principais vias da região. O projeto apresenta um conceito diferenciado de condomínio para a Zona Sul, nos moldes dos que já existem na Barra da Tijuca. Serão 128 apartamentos, divididos em dois blocos. A área de lazer é completa, com piscina adulto e infantil, SPA e sauna, salão de festas, playground, brinquedoteca e espaço gourmet, algo ainda raro no bairro. O projeto prevê ainda garagem e bicicletário.

- Até há bem pouco tempo, se uma família procurava por um condomínio completo, acabava optando pela Barra da Tijuca. Isso acontecia porque na Zona Sul é difícil encontrar um terreno que comporte tudo isso. Com o You, conseguimos unir o conforto de um grande condomínio à facilidade de estar em um bairro tão bem estruturado como Botafogo - relata Bruno.

O projeto arquitetônico do residencial é assinado pelo escritório do renomado arquiteto carioca Afonso Kuenerz. A ideia foi desenvolver um projeto de design sofisticado, destacando o empreendimento em relação aos seus vizinhos. Os apartamentos (de 66m² a 97m²) são de dois e três quartos, com suíte. Também há opções de coberturas. Outro atrativo são os apartamentos com vista privilegiada para o Cristo Redentor, importante ativo para os apaixonados pela cidade. A previsão de entrega do residencial é junho de 2019.

O playground está previsto entre as áreas comuns do You - Divulgação

O empreendimento possui um selo internacional de construção sustentável, o AQUA-HQE. Isso significa que ele segue uma série de normas internacionais que vão desde a concepção do projeto à futura estrutura do condomínio, com um desenho de planta que garante ventilação adequada nos apartamentos e nas áreas comuns, além de janelas maiores para aproveitar a iluminação natural. O resultado é um ambiente mais fresco, mesmo em dias de verão. Há também a preocupação com reúso de água e coleta seletiva em todos os blocos, possibilitando uma maior economia para o condomínio e colocando o You em dia com a responsabilidade ambiental.

- O Selo AQUA-HQE traz uma série de benefícios para o usuário final, que podem ser percebidos no conforto dos apartamentos, na acústica e na sensação térmica. Além da consciência de melhoria sustentável para o meio ambiente. Essas medidas também contribuem para a valorização patrimonial do bem ao longo do tempo - ressalta.

A variedade de comércio e serviços no entorno é surpreendente. As opções são tantas que a Even disponibilizou gratuitamente um e-book no site do empreendimento (youbotafogo.com.br), com dicas de 101 locais atrativos para se conhecer no bairro, comprovando por que Botafogo hoje é um dos endereços mais procurados da cidade.