Citic planeja investir mais no Rio Grande do Sul

Publicado em 05/12/2017 por Jornal do Comércio - RS

As oportunidades de investimentos no Rio Grande do Sul foram a pauta da reunião que aconteceu ontem entre o governador, José Ivo Sartori, o presidente da Citic Construction, Tao Yang, e demais representantes da empresa.
Segundo o presidente Yang, a empresa tem interesse em ampliar sua participação no Rio Grande do Sul e quer manter o diálogo com o governo. O grupo acompanhou a visita do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, no Palácio Piratini, no dia 17 de novembro, e ficaram entusiasmados com os projetos de infraestrutura que foram apresentados na ocasião.
Sartori colocou todo o seu secretariado à disposição da Citic Construction para conhecer melhor as oportunidades e obter as informações que julgarem necessárias. Como resultado do encontro do dia 17 de novembro, o governador citou o acordo, no valor de R$ 3,9 bilhões, firmado pela Eletrobras, Eletrosul, a empresa chinesa Shangai Eletric e o Clai Fund, Fundo Chinês para Investimento na América Latina, para melhorar e expandir o fornecimento de energia elétrica no Estado.
A Carteira de Projetos do Rio Grande do Sul também foi apresentada para a comitiva durante a reunião. Ao todo, são 153 projetos com projeção de investimento na ordem de R$ 89,4 bilhões. Os projetos referem-se às áreas de infraestrutura, transporte, energia e saneamento e meio ambiente.
A Citic Construction foi responsável pela fase C da termelétrica do município de Candiota. A empresa gerenciou o projeto da térmica, suprimento de equipamentos e componentes, construção integral da obra e entrega em condições de operação comercial.