Comissão da Câmara apresenta emenda para criar APP na Lagoa de Itaipu

Publicado em 05/12/2017 por O Globo

Ambientalistas promoveram abraço à Lagoa de Itaipu ha cerca de um mês - Divulgação / Peppe Ventura

NITERÓI - A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal deu parecer favorável a emenda de autoria do vereador Bruno Lessa (PSDB) que define um terreno particular de cerca de 560 mil metros quadrados, às margens da Lagoa de Itaipu, Área de Proteção Permanente (APP) no novo Plano Diretor. A área teve parte excluída do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) pelo Superior Tribunal Federal (STF) há dois anos e, desde então, tornou-se alvo de disputa entre ambientalistas e investidores que planejam construir um empreendimento com 210 prédios de seis andares que poderão ter 28 mil moradores.

- O mapa enviado pela prefeitura desconsiderando aquela área é uma omissão que poderia trazer reflexos irreversíveis. A emenda mostra que não estamos omissos - defende Lessa.

A tramitação do Plano Diretor está parada na Câmara há três semanas devido a uma liminar concedida pela Justiça a pedido do vereador Carlos Jordy (PSC), que acusou irregularidades durante a primeira votação do projeto em 26 de outubro.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER (OGlobo_Bairros)