Frases e personagens

Publicado em 13/11/2017 por Jornal do Comércio - RS

"O Mercosul apresentou à União Europeia (UE) um pacote de números, quantidades e regras para mostrar disposição de se aproximar das posições do bloco europeu. Se houver reação positiva da UE, as negociações poderão ser aceleradas até o final do ano e pode haver um acordo até lá." Aloysio Nunes (PSDB), ministro das Relações Exteriores.
"Proibir aborto no caso de estupro não vai passar na Câmara." Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados.
"Inflação de demanda é a que responde à força do consumo frente à capacidade de oferta da economia. Como temos uma ociosidade muito alta no parque produtivo, isso pode levar pelo menos dois anos para que haja uma pressão por ajuste de preços. É neste período que o Banco Central poderá manter a taxa de juros baixa, abrindo espaço para uma recuperação mais forte do PIB." Maurício Molan, economista-chefe do Santander.
"É porque a inflação está baixa que o juro está baixo. Estamos chegando em um ponto que a inflação brasileira será a mais baixa da história. Podemos ter IPCA abaixo de 5%, até 4%, em 2017, 2018 e 2019. A última vez que isto aconteceu foi no segundo governo de Getulio Vargas, 60 anos atrás." Também Maurício Molan.
"A sustentabilidade fiscal é condição para política monetária eficiente e para crescimento sustentável da economia. Já fizemos a reforma trabalhista e estabelecemos o teto de gastos, mas ainda temos pela frente as reformas da Previdência e a tributária. Para que o teto seja sustentável no tempo, precisamos da reforma previdenciária." Eduardo Guardia, secretário-executivo do Ministério da Fazenda.
"Questionava-se se o caminho para sair da recessão estava correto, e isso foi superado. O pior já passou, não há dúvida que estamos no caminho de crescimento sustentável. A política econômica centrada no equilíbrio fiscal é o caminho para o País." Henrique Meirelles, ministro da Fazenda.