Luz para a modernidade

Publicado em 11/11/2017 por O Fluminense

Economizar 65% dos gastos mensais públicos com energia elétrica é o objetivo da abertura de concorrência para renovação da iluminação pública em Niterói. O edital de licitação já foi publicado pela Prefeitura visando a escolha da empresa concessionária. 

A Parceria Público-Privada (PPP) prevê o investimento de R$ 167 milhões em até três anos e substituição dos 45 mil pontos de luz da cidade por iluminação de LED. O contrato de concessão será de 25 anos.

Entre outras melhorias previstas no projeto, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) e Secretaria de Conservação de Serviços Públicos (Seconser), é a criação de um Centro de Controle Operacional, a cargo do grupo vencedor da licitação, o que permitirá a ligação, o desligamento, a alteração de potência e a detecção de problemas em todas as luminárias da rede municipal a distância. O prazo estipulado para reparação de falhas no sistema será de 12 horas, sob pena de multa, no caso de não realização.

Além da melhoria na iluminação e da economia, outro benefício importante obtido com a mudança será na área de segurança. Ruas mais iluminadas reduzem a atuação de criminosos, que se aproveitam dos pontos mais sombrios para atacar suas vítimas. 

Ganham os moradores e ganha também o município, que reduz o consumo de energia e dá mais um passo no caminho da sustentabilidade. 

Chega de escuridão!