Playing for Change inaugura espaço de coworking musical no Rio

Publicado em 13/11/2017 por O Globo

Entre crianças. Músicos da Playing for Change em apresentação no Brasil - Divulgação

RIO - O Playing for Change (PFC), movimento internacional que une entusiastas do universo musical em ações que promovem o desenvolvimento social, tendo a música como instrumento, inaugurou, na sexta-feira, seu primeiro coworking colaborativo no Brasil. O espaço, uma loja no Shopping Jardim Guadalupe, é destinado a voluntários e tem o objetivo de gerar oportunidade aos envolvidos, atividades gratuitas e sustentabilidade a projetos do PFC.

Chamado de pacto colaborativo, o processo para fazer parte do espaço é simples: basta se tornar voluntário do movimento. Não será cobrado aluguel. O pagamento para fazer seu uso é feito por meio de doações de tempo e de parte do lucro concedido com o benefício, como explica Jorge Moreno, um dos voluntários mais antigos do PFC no Brasil:

- O objetivo é dar apoio aos músicos, para que possam impulsionar suas carreiras. Ao se tornar voluntária, a pessoa pode utilizar a área para a promoção de workshops, estudar, dar palestras... Em troca, ela se compromete a prestar trabalho voluntário e colabora com doações para cobrir a manutenção do espaço.

De acordo com o movimento, a partir da mão de obra voluntária, são promovidas oficinas gratuitas de música e línguas para crianças e jovens; haverá apoio a projetos de música e dança em escolas públicas; será fomentada, também, uma produtora audiovisual para atender a demandas artísticas e promover projetos e parcerias baseados na solidariedade. Um espaço de leitura com literatura musical e temas semelhantes está à disposição dos participantes e, em um segundo momento, estará aberto ao público.

Ainda com base nos pilares da economia colaborativa, o espaço colocará à disposição dos voluntários serviços de profissionais de áreas distintas, também filantropos, como fonoaudiólogos, advogados, assessores de imprensa, fotógrafos e operadores de áudio, entre outros. Os preços são abaixo do valor de mercado e uma parte dos lucros será doada ao movimento.

Após conhecer o trabalho do PFC, a administração do Shopping Jardim Guadalupe se interessou pela causa:

- Estamos muito felizes por conseguir concretizar mais essa parceria para gerar oportunidades na nossa região. Esse projeto é muito importante para dar visibilidade aos artistas locais, além de ajudar a desenvolver novos talentos. Esperamos que a adesão seja tão boa quanto o entusiasmo de todos os envolvidos - conta Renata Corrêa, gerente de marketing do centro comercial.

Para fazer parte do movimento, é preciso se cadastrar na plataforma on-line www.atados.com.br/vaga/playing-for-change-rio.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER (OGlobo_Bairros)