Uber Express POOL promete reduzir preços de viagens em até 25%

Publicado em 13/11/2017 por Terra

Uma nova categoria do Uber começou a funcionar na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, na última semana. Confirmando comentários do passado, a companhia lançou o Express POOL, serviço que promete reduzir em até 25% o valor das corridas caso o passageiro esteja disposto a caminhar algumas quadras para encontrar um motorista ou chegar até o ponto de destino.

Uber Express POOL
Uber Express POOL
Foto: Canaltech

A promessa, nos EUA, é de corridas que podem chegar a um custo de apenas US$ 2 de acordo com a quantidade de usuários em uma corrida e a rota realizada. A ideia, segundo a companhia, é usar pontos de maior circulação de passageiros e caminhos otimizados para, ao mesmo tempo, aumentar a quantidade de trabalho para os motoristas - o que significa mais ganhos - e reduzir o tempo de espera e valores pagos pelos usuários.

O sistema funciona de forma semelhante ao que acontece hoje, por exemplo, quando estamos em terminais rodoviários, locais de eventos ou aeroportos. Ao selecionar e confirmar um pedido pelo Uber Express POOL, o aplicativo pede que o usuário caminhe até um determinado local para encontrar o motorista, enquanto observa seu trajeto até o mesmo lugar por meio do GPS.

Estes pontos de encontro são chamados pela Uber de "smart spots", locais fáceis de se chegar e que estão, no máximo, a alguns quarteirões de distância dos passageiros. Em vez de fazer com que o carro busque cada um em suas origens, todos os usuários podem se encontrar lá com o motorista, também sendo deixados em um endereço desse tipo, próximo ao destino.

Além da redução de preços, a Uber diz estar pensando no meio ambiente e em seus efeitos sobre o trânsito. Nos testes fechados realizados antes do lançamento da categoria, a companhia disse ter visto menos carros próprios trafegando pelas ruas, já que a iniciativa coloca mais pessoas dentro de um único veículo.

A iniciativa, apesar de mais abrangente agora, continua sendo parte de um pequeno projeto piloto. Mesmo na cidade de São Francisco, apenas alguns usuários ou motorista do serviço, em localizações específicas ou determinados históricos de uso, terão acesso à opção, de forma a verificar sua viabilidade, funcionamento e, acima de tudo, qualidade.

Os resultados, entretanto, parecem ter sido satisfatórios. Ao falar sobre os primeiros reflexos da novidade, a companhia afirma que passageiros da região de São Francisco chegaram a realizar corridas em valores abaixo dos US$ 2,75, tarifa cobrada pelos ônibus do município. Além disso, ela disse ter recebido elogios de pessoas que moram em vilas ou ruas sem saída, com os usuários afirmando que teriam até ganhado tempo e dinheiro com a novidade, uma vez que já caminhavam para fora dos locais ao chamarem um carro da Uber.

Por enquanto, entretanto, não há lançamento previsto para a categoria fora de São Francisco. No passado, a Uber já havia afirmado que pretende levar a novidade para suas principais metrópoles, mas, por enquanto, não existe nenhum prazo definido para isso.

Canaltech Canaltech

compartilhe

comente

  • comentários