Agropalma publica seu Relatório de Sustentabilidade

Publicado em 15/07/2019 por GS Notícias

Combate às mudanças climáticas. O Monitoramento de emissões de gases é, desde 2013, um compromisso da Agropalma no combate às mudanças climáticas. A mudança climática é uma grande ameaça ao nosso planeta, às pessoas e aos ecossistemas que já estão sendo perturbados por padrões imprevisíveis e desastres naturais. Acreditamos que todas as empresas têm o dever de minimizar ou eliminar emissões de gases de efeito estufa. Por isso desde 2013 fazemos a nossa parte com o objetivo de identificar formas de reduzir ou eliminar emissões evitáveis, tais como de efluentes da indústria de extração de óleo de palma, e monitorar as emissões da mudança de uso do solo. Sustentabilidade é um dos nossos pilares.

Relatório de Sustentabilidade

A Agropalma tem como princípios norteadores das suas atividades o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Cada vez mais, práticas sustentáveis assumem papel importante no dia a dia da organização e ajudam a reduzir drasticamente o impacto ambiental.

Todas as ?plantações? da organização estão? localizadas ?na? Amazônia?, ?uma? das? regiões? mais? belas ?e? com? maior ?biodiversidade ?do? planeta. ?Para? proteger? esse ?patrimônio? natural ?único, ? a ?legislação ?brasileira? exige? que pelo ?menos ?50%? das ?terras? de? cada ?propriedade? rural? sejam? preservadas? como? reservas ?florestais. ?Na? Agropalma, ? ?a cada hectare de plantação, 1,6? hectare de ?floresta são conservados.

Suas ?propriedades? possuem? somente? solos ?minerais, ?sem ?a ?presença? de ?turfa, e são isentas das práticas desmatamento e de queimadas desde 2001.

O Grupo Agropalma promove ações para conhecer, proteger e preservar a fauna e a flora da região. Por isso, tem uma equipe responsável por pesquisar espécies de aves, mamíferos, fauna aquática, répteis e anfíbios, muitas vezes raros ou endêmicos da região amazônica.

Além disso, é responsável por projetos que incentivam a educação de crianças, adolescentes e adultos, atividades de capacitação e geração de renda para a população local.

A empresa possui certificações que são fundamentais para manter a sua credibilidade no mercado. Entre elas, os certificados RSPO, FSSC 22000, Fair Trade e o Selo Orgânico, emitido pelo IBD, organização credenciada pela IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica), que regulamenta a agricultura orgânica em todo o mundo e garante um processo de produção sem o uso de fertilizantes químicos ou pesticidas.

Devido a sua atuação responsável, a organização conquistou o primeiro lugar no Scorecard do Greenpeace para Produtores de Óleo de Palma em 2012.

Para manter uma relação de transparência com todos os stakeholders, a Agropalma disponibiliza mais informações sobre as ações sociais e ambientais desenvolvidas pela organização no relatório de sustentabilidade.

Relatório de Sustentabilidade 2017
Baixar PDF