Alunas do SENAI CETIQT RJ visitam fábrica da Castanhal no Pará

Publicado em 05/03/2020 por Persona Comunicação

Dupla vencedora do Concurso ‘Juta - Fibra Sustentável na Moda’ cruza o país para conhecer o processamento da fibra que está conquistando a moda

Amanda Brêtas e Flávia Tampeli, alunas do SENAI CETIQT RJ, dupla vencedora do Concurso JUTA - Fibra Sustentável na Moda, estão visitando a Castanhal Companhia Têxtil, maior fabricante de fios e telas de fibra de juta das Américas. As estudantes estão sendo acompanhadas pela coordenadora de marketing da Castanhal, Célia Pinho, que viajou com elas até a cidade de Castanhal, no Pará, na segunda-feira (02 de março).

Flávia Tampeli; Célia Pinho; Robson Torres, gerente Industrial da Castanhal; e Amanda Brêtas//foto: divulgação

Nesta terça-feira (dia 03), o grupo iniciou o tour pela fábrica para conferirem de perto o processo de produção dos fios, telas e sacarias de juta da Castanhal a partir do momento em que a fibra, cultivada por milhares de famílias ribeirinhas da região Amazônica, chega à fábrica.

"É uma grande alegria receber duas alunas que representam novos talentos da moda brasileira para conhecerem o processamento completo da juta pós-colheita, desde a limpeza inicial até a sua transformação em fios e telas", declara Célia Pinho. E completa: "Os atributos de sustentabilidade tornam a juta cada vez mais importante no universo da moda".

Looks vencedores do Concurso Juta- Fibra Sustentável na Moda//foto: divulgação

Looks em Juta Castanhal, elaborados pelos alunos do SENAI CETIQT RJ para o Concurso Juta- Fibra Sustentável na Moda//foto: divulgação

Durante a estada do grupo em Castanhal, está sendo realizada uma exposição com o looks finalistas do Concurso JUTA - Fibra Sustentável na Moda, promovendo também a integração dos colaboradores da empresa com este novo universo que se abre cada vez mais para a aplicação da fibra. A programação do grupo vai até o dia 06 de março (sexta-feira) e inclui uma reunião com a equipe do SENAI CETIQT do Pará e um encontro em Belém com a estilista Ludmila Heringer, que irá receber Amanda e Flávia em seu showroom.

Fio de Juta da Castanhal//foto: divulgação

 

Fios de Juta da Castanhal//foto:divulgação

Sobre o Concurso Juta- Fibra Sustentável Na Moda

A Castanhal e o SENAI CETIQT, desenvolveram em parceria, em 2019, um laboratório de experimentação para utilização dos tecidos feitos com a fibra de juta para o vestuário do dia a dia, apresentando soluções sustentáveis, ecológicas e 100% biodegradáveis para o universo da moda.

O concurso Juta - Fibra Sustentável na Moda lançou o desafio aos alunos para criar ideias inovadoras com o uso da juta e transformar em peças versáteis, práticas, funcionais e atraentes, oferecendo sustentabilidade na moda, de forma verdadeiramente AMAZÔNICA.

As duplas foram compostas por alunos dos cursos de Estilismo, Design de Moda, Produção de Vestuário, Gestão de Planejamento e/ou Técnico em Vestuário. Durante o período de desenvolvimento dos produtos, os alunos selecionados receberam um coaching para aprimoramento técnico de suas habilidades, com o apoio dos consultores do LAB do Instituto SENAI CETIQT.

Além da dupla vencedora, formada por Amanda Brêtas e Flavia Tampeli, que ganharam a viagem para visitar a fábrica da Castanhal no Pará e conhecer um pouco mais sobre o processamento da juta, os demais finalistas foram: Maria Clara Brodbeck e Thalita Costa (2º lugar); Pedro Louzada e Joana Litiman (3º lugar); Gustavo Souza e Karine Mello; Daniel Gomes e Larissa Alves; João Carvalho e Thaynara Bragança; e Arad e Gabriel Dau.

Juta, 100% sustentável

Sediada na cidade de Castanhal (PA) e com mais de 50 anos de atividades, a Castanhal Companhia Têxtil apoia milhares de famílias ribeirinhas que vivem nas margens dos rios Solimões e Amazonas. Com seu plantio totalmente integrado ao Bioma Amazônico - a juta é cultivada na várzea dos rios e sua fibra é 100% sustentável, do plantio ao processamento, contribuindo para a manutenção da floresta, além de gerar renda para o agricultor e promover sua manutenção na terra de origem. Maior produtora de fios e telas de fibra de Juta do país, a Castanhal oferece ao mercado uma matéria-prima sustentável, com qualidade internacional, versátil no uso e totalmente integrada ao bioma da região, sem provocar queimadas ou desmatamentos e sem a utilização de agrotóxicos, herbicidas ou fungicidas, com adubação natural feita pelo húmus deixado pelas cheias dos rios. Tudo isso confere a Castanhal algumas das principais certificações mundiais: Fairtrade (comércio sustentável, justo e solidário), BCS Öko Garantie (plantio dentro dos preceitos orgânicos) e selo Livre de Pesticidas.