Aplicativo desenvolvido na UFMS será usado por produtores rurais na Amazônia

Publicado em 09/04/2019 por Campo Grande News

Aplicativo desenvolvido na Facom (Faculdade de Computação) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai auxiliar produtores rurais e pesquisadores, no planejamento da escolha de espécies arbóreas em áreas de pastagem da Amazônia.
Pelo aplicativo Arbopasto o usuário pode acessar o guia que traz a catalogação de 51 espécies da região amazônica aptas para a produção de madeira e fornecimento de serviços múltiplos em sistemas silvipastoris (combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada).
No aplicativo, o usuário tem acesso a informações da espécie, como nome comum, família, nome científico, ocorrência natural e bioma. Além da foto da árvore inteira, ainda estão disponíveis imagens de frutos, caule, casca e folha.
Na ficha técnica, ainda estão dispostos dados como produção de mudas, valor comercial da madeira, fixação biológica de nitrogênio, velocidade de crescimento, potencial forrageiro e tóxico dos frutos, tolerância ao fogo em pastagens, interferência no pasto sob a copa, regeneração natural, forma de copa em pastagens, porte das árvores, entre outros.
O Arbopasto é resultado da parceria firmada pelas Embrapas Acre, Rondônia e Gado de Corte (Mato Grosso do Sul) e o Laboratório de Inteligência Artificial (LIA/UFMS), da Facom. Ele já está disponível na Play Store e pode ser acessado também pela URL https://arbopasto.cpafro.embrapa.br/.