Belém recebe Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas da Unesco

Publicado em 28/09/2019 por Gaby Comunicação

Quinze cidades, do Brasil e do exterior, participarão da programação aberta ao público
Belém é uma das cidades criativas da gastronomia, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2015, pelos seus exóticos temperos e sabores característicos da região, além da preocupação com a gastronomia sustentável, a capital paraense integra uma rede internacional de 180 cidades espalhadas por 72 países.
Assim, para oportunizar um verdadeiro intercâmbio cultural entre cidades de países da América Latina, respeitados mundialmente pela excentricidade e diversidade de sabores de sua culinária, o evento será realizado em Belém.
O Encontro é uma promoção da Prefeitura de Belém e tem como principal objetivo estimular as diversas áreas da criatividade, além da gastronomia, como, por exemplo, o cinema, artesanato, design e música.
Diversas cidades participarão da programação. Do Brasil, Belém (PA); Paraty (RJ) e Florianópolis (SC)  representando nossa rica gastronomia; João Pessoa (PB) com o artesanato; Curitiba (PR) e a Capital  Federal Brasília trazendo o mais moderno do design atual; Salvador (BA) com sua criatividade na música; Santos (SP) com o cinema.
Da América Latina, os países, Colômbia; México; Panamá e Peru. Contribuindo com a vinda de chefs que irão apresentar toda a criatividade da gastronomia de sua cultura.
Como convidado especial contamos com a participação de Roberto Smeraldi, vice-presidente do Instituto Atá, de Alex Atala (SP). Sendo ele o chef que auxiliou na elaboração do dossiê de candidatura, ação fundamental para a conquista do título para a capital paraense junto à Unesco.
Programação
Durante o Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas, no período de 3 a 5 de outubro, serão realizados vários eventos abertos ao público, entre eles visita guiada ao Mercado do Ver-o-Peso; Cooking Show, dinâmicas com chefs de cozinha, que será realizada na Praça da República. Além do Circuito Gastronômico, contando com aulas práticas dos chefs locais e internacionais e Musical, na Praça dos Estivadores, nos dias 4 e 5 do mesmo mês, que reunirá o melhor da gastronomia da cidade e artistas paraenses. Além exposição de design, artesanato e uma feirinha de Economia Criativa.
Além da vasta programação de gastronomia, música e relacionamento, para valorizar o cinema mais antigo de Brasil, o Cine Olímpia, a programação trará, ainda, mostra de diversos filmes.
Serviço:
Encontro Latino Americano das Cidades Criativas
De 3 a 5 de outubro com programação em diferentes pontos turísticos de Belém
Circuito gastronômico na Praça dos Estivadores 
Dias 4 e 5 de outubro, com aula show de renomeados chefs de Belém, shows musicais, exposição de artesanato e design.
Mostra de filmes no Cine Olímpia
Dias 4 e 5 de outubro, das 15h às 17h e das 16h30 às 18h30 respectivamente.
Entrada gratuita.