Coleta de lixo

Publicado em 13/10/2017 por Jornal do Comércio - RS

A respeito da manifestação do leitor João Carlos Trivella, publicada na coluna Palavra do Leitor, Jornal do Comércio, edição de 11/10/2017, sobre crise na coleta de lixo em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), informa que apenas a coleta seletiva estava paralisada por uma decisão unilateral da Cootravipa, empresa que presta o serviço. As 33 equipes retomaram os trabalhos na segunda-feira, 9. Esclarecemos, ainda, que o recolhimento de resíduos orgânicos e rejeito não foi afetado. Tal operação é realizada pelas coletas domiciliares porta a porta ou automatizada, por meio de contratos com outras empresas. (Assessoria de Comunicação Social/DMLU, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos)
Senado
É lamentável ver, assistir, este pessoal discutindo o óbvio. O senador da República Aécio Neves (PSDB) deve, sim, ser cassado e preso. Mas o que se apresenta é o Senado armando aquele circo, mostrando um "bando", Fernando Collor, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Jucá, todos com pilhas de processos, todos defendendo o Aécio, quando na realidade estão é preparando, garantindo o seu futuro. Realmente, este pessoal não tem a mínima vergonha na cara, e fazem este carnaval, como se aqueles que querem o direito, a verdade e a punição fossem bobos da corte. Vamos ao Supremo confirmar tudo, com a prisão, confisco de bens e devolução do dinheiro do povo. (Ruy Christini Jr.)
Trânsito
A esquina das ruas Silva Jardim com Fabrício Pilar exige ação urgente da EPTC. O estacionamento é permitido dos dois lados da Fabrício Pilar, onde funciona uma concorrida academia de ginástica. Condutores da lotação MontSerrat/Anita sofrem, porque vêm pela Silva Jardim para dobrar para a Fabrício Pilar. Não raras vezes, são obrigados a dar marcha à ré para permitir a passagem de outros veículos. Até quando? (Gilberto Jasper, jornalista)
Greves
Por mais que se apoie e simpatize com a reclamação dos servidores públicos do Estado e da prefeitura de Porto Alegre quanto ao parcelamento de vencimentos, trancar ruas e paralisar serviços essenciais não fará brotar dinheiro no Tesouro Estadual nem no municipal. Só prejudica a população, na qual se inserem, também, os servidores públicos. (Selma Fontoura, Porto Alegre)
Nobel
Só norte-americano ganha Prêmio Nobel? Está certo que eles investem demais na educação, na pesquisa e na tecnologia. Mas são muitos os "gringos" que vencem o Nobel, demais mesmo. (Mário Souza, Porto Alegre)