Corredor Cultural Benfica apresenta diversas atividades

Publicado em 13/10/2017 por Jornal O Estado do Ceará

Após proporcionar, no mês passado, um final de semana de arte, cultura e lazer gratuitos na Avenida da Universidade para a população, o Corredor Cultural Benfica realiza sua segunda edição nos dias 21 e 22 de outubro. Idealizado para integrar a população desse e de outros bairros da Capital em uma iniciativa de ocupação dos equipamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de seu entorno, o projeto inicia as atividades na manhã de sábado (21), seguindo até o início da tarde de domingo (22). Outras duas edições estão previstas até o final deste ano, e a expectativa é consolidar o evento para que ocorra mensalmente em 2018.

A programação será aberta às 8h30 do sábado (21), quando estarão à disposição das famílias e das crianças dois equipamentos lúdicos: o ônibus do BrincarMóvel - Brinquedoteca Itinerante, estacionado nos jardins da Reitoria (Av. Da Universidade, 2853 - Benfica), e a Brinquedoteca da Faculdade de Educação da UFC (Rua Waldery Uchôa, 01 - Benfica), que promove a terceira edição do evento "Brincar para Crescer".

Na estrutura de ambos, os participantes terão acesso a jogos e brinquedos de diferentes propostas e origens, além de atividades como pintura facial, teatrinho, oficina de origami, parque sonoro, contação de histórias e apresentações musicais. Tudo sob a supervisão de monitores dos cursos de Educação Física e Pedagogia, preparados para dar toda o suporte aos pequenos. No domingo (22), o espaço infantil segue aberto, porém contando apenas com o BrincarMóvel, na Reitoria, e com a área destinada a jogos populares e prática de esportes, na Rua Paulino Nogueira.

Música
No fim da tarde de sábado, a programação musical será iniciada às 17h, na Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 - Benfica), com concerto da Banda Sinfônica da UFC. Projeto vinculado ao Curso de Música do Campus de Fortaleza que conta com estudantes deste curso e de outros projetos da Secretaria de Cultura Artística da Universidade, o grupo tem repertório eclético e apresenta peças de estilo variado, do erudito ao popular, que contemplam uma formação artística bastante plural.

Em seguida, a Concha Acústica recebe a final do Festival de Música da Juventude de Fortaleza, promovido pela Coordenadoria de Juventude do Município em parceria com a Rede Cuca. Seis artistas e bandas autorais disputam o título: Camila Marieta, cantora que promete um show envolvente e com muita personalidade, com referências de neo soul, reggae, surf music e hip hop; Daniel Rodrigues, com uma proposta voz e violão original e intimista, cujas influências vão de Los Hermanos a Novos Baianos; Pulso de Marte, com seu mix de indie rock, MPB, pop rock, hard core e rock alternativo; Theoria Dinâmica, banda que vem representando a cena do metal alternativo e do new metal em Fortaleza; Bocada Lírica, grupo que se propõe a trazer em suas rimas a voz e a poesia da juventude que vive à margem na periferia de Fortaleza; e Caixeiros Viajantes, com sua sonoridade peculiar e ritmo que transita entre as raízes nordestinas e a autenticidade do rock.

Fecha a noite a jovem voz do samba cearense Marcos Lessa. Descoberto pela mostra de bandas universitárias do Festival UFC de Cultura e revelado para o grande público pela edição 2013 do programa The Voice Brasil, o cantor lançou em março deste ano seu primeiro disco autoral ("Sal", que também virou DVD). No Corredor Cultural Benfica, promete tanto apresentar ao público os singles do novo disco - como a tocante "Moa", que integra a trilha sonora da novela da Rede Globo "Força do Querer"- quanto revisitar os álbuns anteriores, como "Entre o Mar e o Sertão". Isso, é claro, sem abandonar as homenagens a Emílio Santiago, Gonzaguinha, Wilson Simonal e ao conterrâneo Belchior.

No domingo (22), às 9h, o palco montado na Av. da Universidade recebe o Coral do Instituto de Cultura e Arte da UFC. O coro cênico apresenta no Corredor Cultural o espetáculo "Fɔ, com repertório dedicado a canções sobre a diversidade religiosa do Brasil. Entre as 10h e as 12h, o choro e o samba pedem passagem no estacionamento da Rádio Universitária FM (Av. da Universidade, 2910). É quando começa a programação do Espaço Brasileirinho, uma promoção do programa homônimo da emissora, onde artistas convidados apresentarão amostras do choro instrumental e cantado.

Dança e Yoga
No domingo, o público será convidado a colocar o corpo em movimento logo cedo, às 8h, com o aulão de zumba e ritmos ofertado pela equipe da Rede Cuca. Às 8h45, sobe ao palco o Newfunk, grupo de dança formado por funcionários da segurança da UFC e dedicado às coreografias de funk melódico. Às 9h30, as atrações são dois projetos de dança do Instituto de Educação Física e Esportes, o Educadance e a Companhia de Danças Urbanas, ambos focados na dança de rua e na expressão de mensagens através do corpo. Todos apresentam-se no palco montado na Av. da Universidade. Às 9h, nos jardins da Reitoria, o equilíbrio corpo-mente será trabalhado em mais um aulão de yoga com instrutores da Rede Cuca. Tapetes serão disponibilizados pela produção.

Circo, teatro e poesia
No domingo, às 8h30, o picadeiro será o jardim da Reitoria. Até as 12h, mímicos e palhaços do projeto Palco Aberto entretém adultos e crianças com as artes teatrais e saberes circenses, como malabares e acrobacias. Às 10h, fecha a programação do palco principal na Av. da Universidade, a mistura entre teatro e poesia do grupo Verso de Boca, projeto do Departamento de Literatura que encantará o público com performances poéticas baseadas em obras clássicas e contemporâneas. De 8h30 às 11h30, o anfiteatro do Departamento de Arquitetura (Av. da Universidade, 2890) recebe as intervenções teatrais da Associação Carne Seca de Arte, tais como cortejo do grupo Brinquedo de Rua, contação de histórias e apresentações de forró com rabecas.

Oficinas
Cinco oficinas serão ofertadas na manhã de domingo (24): "Brincando de Fazer Notícia - Jornalismo e Cidadania (8h30)", "Quadrinhos" (9h30), "Artesanato em NÔ (9h), "Grafitti" (10h) e Pífano (9h). As duas primeiras serão realizadas no Departamento de Arquitetura; a terceira e a quarta, nos jardins da Reitoria; e a última, no estacionamento do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 - Benfica). As inscrições poderão ser realizadas no horário e local das formações, sendo preenchidas as vagas por ordem de chegada.

Feiras e exposições
A Av. da Universidade vai ficar pequena para a quantidade de feirinhas no dia 22. Já tradicional nos sábados do bairro, a Feira Agroecológica do Benfica realizará uma edição especial no domingo, com variedade de frutas, legumes, hortaliças e derivados orgânicos. Os amantes dos livros encontrarão expositores de diversas livrarias com exemplares novos e usados à venda, enquanto designers, artistas plásticos e artesãos participarão do Mercado de Economia Criativa, com produtos autorais nas áreas de moda e decoração.

Completam o leque de atrações na via uma exposição de bicicletas personalizadas e a exposição "UFC 60 Anos", coleção de registros documentais e fotográficos da Universidade, organizados sob a curadoria do Memorial da UFC. O setor promoverá ainda uma visita orientada à Reitoria, que prevê a observação de ambientes externos e internos com suporte de historiadores.

Os jardins da Reitoria ficarão ainda mais verdes com a Feira de Orquídeas, com comercialização de diferentes espécies dessa família de flores. Os corredores do prédio, por sua vez, serão ocupados pela Feira de Antiguidades do Corredor Cultural Benfica, com itens como rádios, discos e objetos de decoração.

Serviços
O público presente ao evento terá acesso novamente a diversos serviços prestados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na manhã de domingo (24), será montado posto de atendimento da Ciclofaixa de Lazer, com aferição de glicemia e pressão arterial, além da distribuição de mudas. Também será possível cadastrar-se no local para emissão de Bilhete Único, uso de sistemas de transporte compartilhado e solicitação de vagas especiais de estacionamento (idosos e deficientes).
O projeto Corredor Cultural Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias de Cultura e de Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude); é parceiro da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa José de Alencar, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Rádio Universitária FM, do projeto Brincar Móvel - Brinquedoteca Itinerante, do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca de Arte, da Rede Cuca e do Shopping Benfica; e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.