Empresa investe em bloco de Carnaval como ferramenta de gestão de RH

Publicado em 20/02/2020 por Economidia

Iniciativa da Kemp Projetos de Gerenciamento de Obras, de São Paulo, visa melhorar clima interno e fortalecer laços com a comunidade

Há algum tempo, as empresas descobriram que o Carnaval pode ser uma boa ocasião para se aproximar de seus clientes. Por isso, muitas patrocinam blocos famosos e escolas de samba para fortalecer suas marcas, ao mesmo tempo em que abrem alas para a convivência com seus consumidores e parceiros estratégicos – uma boa forma de estreitar relacionamentos e não deixar a canoa virar. Agora, algumas companhias começam a utilizar a festa popular como ferramenta para agradar os funcionários, aumentar a integração entre as equipes e melhorar o clima da organização.


Na Kemp Projetos e Gerenciamento de Obras, empresa com sede em São Paulo, a turma do funil vai para a rua no Carnaval 2020 pelo segundo ano consecutivo, com o bloco batizado A Culpa é do Gelo. “De alguma forma, todos comemoram o Carnaval”, afirma Rogério Moraes, CEO da companhia, que conta com cerca de 200 colaboradores. “É um momento de descontração e interação, de rir e se divertir. E essa energia contagia a todos, tornando o ambiente mais agradável e alegre.”


A ideia do bloco surgiu em meio às discussões do grupo Kempianos da Alegria, responsável pelo Felicidade Interna Bruta (FIB), programa mantido pela Kemp para a criação de iniciativas voltadas à melhoria do clima organizacional. O nome foi escolhido em uma enquete, a partir de sugestões apresentadas pelos próprios funcionários.
O bloco desfilará na próxima quinta-feira (20), a partir das 20 horas, na região onde fica a sede da empresa, na Vila Guarani, na capital paulista. A concentração e o “esquenta” começam às 18h, no subsolo da empresa. Depois do desfile, a festa prosseguirá no Bar Capital (Avenida Diederichsen, 1.477).


O desfile contará com gritos de guerra próprios e até uma marchinha carnavalesca, composta por Niltinho Ribeiro. “Na Kemp Folia, o gelo conserva e refresca. Está no drinque e mata a sede”, diz um trecho da letra. “A culpa é do gelo, é do gelo, sim.”
Além de apoiar e incentivar a iniciativa, a empresa fornece os abadás e disponibiliza os materiais necessários para a customização das fantasias. “Em 2019, foi muito legal. Neste ano, o pessoal está empolgado. Então, já virou tradição. Todos os anos vamos fazer o mesmo processo, com confecção do abadá, votação do nome do bloco e festa com esquenta após o expediente”, comenta Vanessa Andrade, integrante do FIB.


Segundo Rogério Moraes, o bloco também é uma forma de fortalecer a presença e o relacionamento da empresa com a comunidade onde está inserida, no distrito do Jabaquara, zona sul da capital paulista. “O entorno sempre acaba sendo beneficiado. Um exemplo é o bar que escolhemos para a festa. Ele aumentará suas vendas nesse dia. Da mesma forma, a costureira em frente à Kemp pode ter algum trabalho extra, e a loja que vende máscaras e coisas assim também lucra”, comenta o CEO.
A ideia de integração à comunidade é endossada pela COO da empresa, Bárbara Kemp. “A Kemp é uma empresa que movimenta bastante o mercado local. E, com essa movimentação, as pessoas conhecem bastante a gente”, comenta Bárbara. “Então, resolvemos fazer este bloco para começar algo aqui no bairro, para que, quem sabe daqui a uns 10 anos, ele vire um blocão”.


Conforme Bárbara, o objetivo do A Culpa é do Gelo também é fortalecer a imagem da empresa como um ambiente profissional agradável e positivo. “O motivo do bloco é dar a oportunidade de os kempianos se divertirem, e as pessoas saberem que aqui é uma empresa legal de trabalhar”, diz a COO. “Somos uma empresa onde as pessoas trabalham muito, têm uma pressão grande, mas, quando é momento de comemorar, a gente comemora e brinca de maneira organizada. O objetivo é desestressar, termos a energia do riso, a energia da comemoração.”

Sobre a KEMP

A Kemp é uma empresa de projetos e gerenciamento de obras fundada há 10 anos por Rogério Moraes e Barbara Kemp. Sediada em São Paulo, com aproximadamente 120 funcionários, atua em todas as regiões do país, oferecendo soluções personalizadas para cada tipo de empresa, independentemente de porte ou localização. Entre os serviços e soluções disponíveis estão estudos de viabilidade técnica e legal, concepção, desenvolvimento e execução de projetos de arquitetura e complementares, aprovações legais, gerenciamento de obras e processos de rollout. Atualmente, a empresa tem em seu portfólio clientes como Santander, O Boticário, Renner, QuikSilver, C&A, Burger King, Carrefour, Claro, Leroy Merlin, TIM e Walmart.