IEFC leva a ciência para perto de alunos de escolas públicas

Publicado em 08/11/2018 por Terra

O Instituto Educacional Futuro da Ciência (IEFC), em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física, levou pela primeira vez a teoria da relatividade para a escola pública. Para tanto, foi promovida a primeira edição do curso "Einstein e o Jogo da Relatividade" para alunos do ensino médio.

Idealizado e ministrado pela professora Fabiana Kneubil, atual diretora do IEFC, o curso de difusão teve como proposta ensinar as principais consequências da teoria mais famosa do mundo. Em 5 encontros, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir os conceitos de tempo, espaço, referenciais, movimento, velocidades relativísticas, funcionamento de relógios e a fórmula mais famosa do mundo: E=mc2, que traz uma nova visão acerca da relação entre massa e energia.

Aberto para qualquer estudante do ensino médio, o Instituto destinou 75% das vagas a estudantes de escolas públicas, que segundo Fabiana, acabam tendo menos acesso a esse tipo de aprendizado. Além disso, foi incentivada a participação de mulheres, conforme descrito no regulamento.

Assim, das 41 vagas existentes, 31 foram preenchidas por alunos que se enquadravam nesse modelo, vindos de 26 diferentes colégios espalhados pela cidade de São Paulo e arredores, tais como Guarulhos, Osasco, Barueri, Cotia, Suzano e Itapecerica da Serra.

A ideia de realizar o curso na estrutura física do IFUSP faz parte de um 'desejo' de tentar unir a Universidade com a Escola. O principal objetivo do curso foi trazer elementos da teoria da relatividade, permitindo que os alunos entrem em contato com temas contemporâneos de física que, em geral, não são abordados na escola.

Para Fabiana a ideia de levar física moderna ao ensino médio é recorrente no ambiente educacional e ações neste sentido nem sempre foram efetivas. "Entendemos que a necessidade desse tipo de inovação curricular continua pertinente. Em minha experiência de pesquisa acadêmica, tive a oportunidade de trabalhar com metodologias promissoras para este tipo de ação."

A implementação deste curso faz parte de um projeto educacional de conhecer em maior profundidade as dificuldades da transposição didática de temas, como a relatividade. "Como tópicos de física moderna, na prática, não entram na sala de aula do ensino médio, não temos a experiência de ensino destes temas e, tampouco, materiais e livros didáticos satisfatórios sobre a teoria da relatividade para este nível", assegura Fabiana.

Os organizadores entendem que a longo prazo, o resultado da implementação do curso poderá fornecer subsídios para a sua extensão a outros ambientes, disseminar o conhecimento científico e dar oportunidade para que os estudantes entrem em contato com elementos de física.

A iniciativa superou as expectativas dos organizadores na medida em que contou com um total de 175 alunos inscritos por 72 diferentes professores, o que deixou a todos bastante motivados com a possibilidade de inserção de alguns temas de física moderna no ensino médio. "A ideia deste projeto é continuar oferecendo este curso semestralmente e planejar outros, com diferentes temas, como por exemplo, Física de Partículas", conclui Fabiana.

Com sede na cidade de São Paulo, o Instituto Educacional Futuro da Ciência (IEFC) é uma organização sem fins lucrativos que tem como principais objetivos apoiar e promover o desenvolvimento de pesquisa, ensino e produção de conhecimento científico. Ele tem também o importante papel na divulgação e valorização do conhecimento, contando com diversos projetos científicos, atividades educacionais, em todos os níveis de escolaridade, e eventos científico-culturais. O principal objetivo do IEFC é incentivar a pesquisa científica no Brasil, a divulgação e o desenvolvimento de conhecimentos nas diferentes áreas das ciências, através do apoio a projetos e atividades acadêmicas e educacionais.



Website: http://www.iefc.org.br

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