Interesse Público aborda falta de cumprimento do direito de estudantes com deficiência em Universidade no Maranhão

Publicado em 12/01/2018 por Ministério Público Federal

Geral
12 de Janeiro de 2018 às 16h0

Programa inédito vai ao ar pela TV Justiça no domingo, às 17h30, e pelo canal do MPF no YouTube

Foto: João Américo - Secom/PGR

Foto: João Américo - Secom/PGR

O Interesse Público desta semana vai mostrar a ação do Ministério Público Federal que garantiu a estudantes com deficiência aprovados no vestibular da Universidade Federal do Maranhão o direito de fazer perícia médica e matrícula em todas as unidades com ofertas de vagas. O MPF atuou no caso, após edital da universidade determinar que tais procedimentos só poderiam ser realizados em São Luis, capital do estado.

A equipe de reportagem foi até Santa Catarina acompanhar o trabalho do MPF em uma ação após o fechamento do posto de saúde da aldeia indígena Toldo Imbu, no município de Abelardo Luz. O local não tinha condições básicas para atender as famílias da região. O órgão fez pedido de urgência para a construção de uma nova unidade de saúde no local.

O IP traz ainda uma reportagem sobre o projeto MPEduc - Ministério Público pela Educação, parceria entre o Ministério Público Federal e os Ministérios Públicos dos estados para diagnosticar problemas e buscar soluções para o ensino básico na rede pública em todo o Brasil.

E uma matéria especial do IP vai mostrar a embarcação atracada irregularmente às margens do rio Paraguai, em Cáceres, Mato Grosso. O barco, que está em más condições, corre risco de explosão e pode naufragar, colocando em perigo a navegação e o meio ambiente. O MPF conseguiu na Justiça, por meio de uma ação civil pública, a ordem para que a embarcação seja removida do local.

Onde assistir -O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, em tempo real, no site www.tvjustica.jus.br, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube (www.youtube.com/tvmpf).

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: pgr-interessepublico@mpf.gov.br.



Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr