Maçã orgânica é recheada de bactérias do bem

Publicado em 04/09/2019 por GS Notícias

Maçãs cultivadas sem agrotóxicos contêm diversas bactérias do bem, conforme estudo aponta.

O Instituto de Biotecnologia Ambiental, da Universidade de Tecnologia de Graz, Áustria, realizou um estudo com maçãs, publicado pelo Frontiers in Microbiology no último dia 24. Esse mostrou que a fruta representa uma fonte do bem de comunidades bacterianas aos humanos.

Foi realizado uma análise do microbioma de macieiras, em que se descobriu que uma única maçã orgânica é capaz de conter, em torno de, 100 milhões de bactérias. Essas estão presentes, especialmente, no pedúnculo e nas sementes. O estudo aponta que, ao descartar o cabinho da parte superior da fruta, joga-se fora cerca de 90 milhões de bactérias do bem.

AMaçã.jpg

Fruta é colonizada por comunidades bacterianas distintas

Conforme o estudo, cada maçã abriga tecidos diferenciados, como casca, caule, sementes, polpa e cálices, e cada um deles são colonizados por comunidades bacterianas diferentes.

As sementes e a polpa do fruto possuem mais dessas comunidades, enquanto que a casca, curiosamente, foi menos colonizada. Ao monitorar os gêneros e ordens bacterianas, notou-se que as comunidades bacterianas mais conhecidas por seu potencial de afetar a saúde, aumentaram nas maçãs manejadas convencionalmente.

Conforme o estudo, consumimos cerca de 100 milhões de células bacterianas em uma maçã. É importante ressaltar que essa composição bacteriana é, significativamente, diferente entre maçãs convencionais e as produzidas organicamente.

Consumir maçã diariamente mantém o médico afastado

Não é novidade o estudo realizado pelo mesmo instituto, sobre o fato de a maçã consumida diariamente manter o médico afastado. O que poucos sabem é que as frutas orgânicas foram analisadas e assim, descobriu-se que elas abrigavam uma comunidade bacteriana equilibrada e mais diversificada.

Isso mostra que as maçãs orgânicas são mais saborosas e saudáveis se comparadas as maçãs convencionais. Como nossa microbiota intestinal possui cerca de dezenas de trilhões de micro-organismos, como fungos, vírus, bactérias e outros, o consumo de maçãs orgânicas contribui para que esse ambiente seja povoado por bactérias do bem.

Com isso, nosso organismo é auxiliado em diferentes processos fisiológicos, como a produção de vitaminas e a digestão. Vale informar que a fruta deve ser consumida crua e com casca para que se obtenha maior aproveitamento dos nutrientes.

Lista de benefícios da maçã

A maçã é uma fruta que contribui muito com a saúde. Entre seus benefícios, ela:

Reduz o colesterol ruim

Por conter pectina em sua casca, a maçã ajuda na redução do colesterol ruim, LDL. Mas vale salientar que essa fibra solúvel somente é encontrada na casca da fruta.

Previne o AVC

Conforme um estudo realizado na Holanda, pela Universidade de Wageningen, a polpa da fruta, assim como outras polpas brancas, reduz as chances de AVC em até 52%. Isso porque ela contém vitaminas B, C e E, além de fibras.

Deixa os dentes fortes

A maçã ajuda muito a manter os dentes fortes, já que ela é rica em fósforo, um mineral que atua na estrutura óssea do corpo. Além disso, mastigar maçã após as refeições, contribui com a remoção das sujeiras superficiais nos dentes. Sem contar que os pedaços da fruta podem ser abrasivos, ajudando na remoção da placa bacteriana leve, fazendo com que seus efeitos de limpeza sejam notados a olho nu. Porém, isso não significa que a pessoa não deva manter os hábitos de higiene bucal, como escovação, uso de fio dental e enxaguantes, bem como visitar o dentista do plano odontológico, particular ou do atendimento público.

BMaçã.jpg

É adstringente

A fruta é rica em flavonoides e taninos, que são fitonutrientes que atuam como adstringentes. Isso contribui com a proteção da voz e da garganta.

Protege as células do corpo

Por ser rica em antioxidantes, a maçã combate os radicais livres, protegendo as células do corpo contra diferentes doenças, bem como também contra o envelhecimento precoce. Estudos mostram que a fruta ajuda a blindar nosso corpo contra câncer de colo e mama e problemas no coração.

Então, que tal comer uma maçã por dia?

Por: Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net.