Melhor prevenção contra doenças típicas do inverno está nas frutas

Publicado em 24/06/2019 por GS Notícias

Vitaminas e nutrientes encontrados nas frutas são proteção para organismo contra doenças típicas do inverno

Embora a estação mais fria do ano não seja atraente para a ingestão de frutas, elas devem ser incluídas no cardápio. Nariz entupido, coriza, tosse, espirro e outros sintomas são comuns na estação.

Porém, para manter o sistema imunológico forte a fim de combater esses e outros sintomas, é preciso aliar boa alimentação a prática de exercícios físicos. De acordo com especialistas, as frutas exercem importante papel na prevenção de doenças. Confira algumas!

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Frutas são aliadas contra doenças típicas do inverno

Baixa umidade do ar e mudanças bruscas na temperatura acabam afetando, negativamente, a nossa saúde. Quem está com o sistema imune baixo, acaba por sofrer com alergias, gripes, resfriados e até outras doenças mais agressivas.

Ter uma alimentação saudável, praticar atividades física e cuidar da saúde da mente, são coisas comuns que ouvimos, e que funcionam, para ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Mas quando se trata de alimentos saudáveis, o que devemos ingerir?

Além de um cardápio repleto de vegetais, leguminosas, carnes, leite e outros, é preciso investir nas frutas. Estas, muitas vezes, são deixadas de lado nos dias mais fritos, porém, fazem grande diferença, especialmente as ricas em vitamina C que é uma aliada nos dias frios e secos. Veja algumas opções!

Para combater doenças respiratórias:

1. Abacaxi

Sua polpa e caroço possui bromelina, uma enzima que oferece três funções em nosso organismo, como: anti-inflamatória, mucolítica (facilita a expectoração por dissolver o catarro e o muco) e a digestiva. Além disso, possui vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

2. Maçã gala

A fruta possui alto poder antioxidante, diminui os riscos de doenças pulmonares e também ajuda na prevenção contra o colesterol. Sua polpa possui nutrientes, como: vitaminas A, B, C e E, potássio e carboidratos.

3. Morango

Rico em vitamina C, o morango fortalece a parede dos vasos sanguíneos, além de ser uma boa opção de sobremesa para quem não quer ganhar peso, devido ao seu baixo valor calórico.

4. Laranja

Rica em vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A fruta oferece: cálcio, ácido fólico, potássio, ferro e fósforo. Também contém flavonoides, fibras e pectina, tendo como principal papel, suas propriedades antioxidantes.

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5. Pera

Além de regular o intestino e ajudar na digestão, já que é rica em fibras, é uma fruta típica da estação. Sem contar que possui baixo índice glicêmico, ou seja, quase não interfere no aumento do nível de açúcar no sangue. Aproveita seus benefícios, inclusive por melhorar a digestão e dores de estômago.

6. Tangerina

Fonte de vitamina C, ela previne gripes e resfriados. Além disso, previne câimbras, já que contém potássio.

7. Uva

A casca da uva tinta é rica em polifenóis, flavonoides e resveratrol. Além de retardar o envelhecimento, evitar o derrame e infarto, ajuda na prevenção do câncer, hipertensão e doenças circulatórias. Sem contar que possui vitaminas A, C, D, E e K, bem como as do complexo B.

8. Banana

Fruta rica em potássio, contribui na prevenção e tratamento da depressão, bem como atua no controle da pressão arterial.

Para uma completa absorção dos nutrientes e uma sobremesa saborosa e saudável, a salada de frutas é a opção mais indicada.

Autor: Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net.

Fontes: G1 e Estadão.