Ministra confirma devolução de frango por contaminação com salmonela pelo Reino Unido

Publicado em 04/07/2019 por Gauchazh

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento)  confirmou que o Reino Unido devolveu ao Brasil 1,4 mil toneladas de frango, no período de um ano e meio, por contaminação com salmonella. A informação foi divulgada pelo jornal inglês The Guardian  a partir de uma investigação que envolveu a organização não governamental (ONG) Repórter Brasil. 
No entanto, ela minimizou o episódio, explicando que, por mês, o país exporta ao mundo 337 mil toneladas desse tipo de proteína.
A ministra disse que foram devolvidos 17 contêineres, sendo 16 por causa da bactéria e um por problemas de refrigeração, pois não chegou ao destino na temperatura adequada. "O frango é fiscalizado carga a carga".
Ela também informou que, com a devolução, a carne pode ser utilizada no mercado brasileiro. A assessoria do órgão acrescentou que esses frangos terão de ser termoprocessados para ser comercializados, não podendo ser vendidos crus, situação em que podem contaminar quem as consome ou manipula nessas condições.