ONU define agenda para 1ª Cúpula de Sistemas Alimentares neste mês

Publicado em 09/09/2021 por Por Canal Rural

Jair Bolsonaro, ONU

Tendo em vista o combate à fome, pobreza, mudanças climáticas e desigualdade social, a ONU formalizará o resultado de cerca de 900 diálogos independentes durante a 1ª Cúpula de Sistemas Alimentares, que será realizada no próximo dia 23, durante a Assembleia Geral das Nações Unidades, em Nova Iorque. O evento terá a participação de milhares de representantes dos governos, cadeias produtivas e meio ambiente de vários países.

Dois relatórios recentemente divulgados pelo órgão analisam como cerca de 450 diálogos independentes em todo o mundo relataram à ONU um processo de engajamento público considerado ?sem precedentes? para a cúpula, que teve um encontro prévio em julho.

Uma análise dos relatórios identificou 22 temas orientadores para informar a transformação dos sistemas alimentares e fornecer um recurso crítico para os governos à medida que desenvolvem estratégias nacionais de sistemas alimentares, de acordo com a ONU.

Em nota encaminhada à imprensa nesta quinta-feira (9), o órgão defende que, além da abertura e transparência, outras questões que surgiram incluem a necessidade de garantir sistemas alimentares ?equitativos e sustentáveis?, com ferramentas e estratégias baseadas na natureza.

?A Cúpula se estabeleceu para ser uma cúpula do povo, e conseguimos isso iniciando uma conversa global sobre o tipo de sistemas alimentares que o mundo precisa para uma década de ação?, declarou a secretária-geral especial da ONU para a Cúpula de Sistemas Alimentares, Agnes Kalibata.