Programa de revitalização do ecoturismo brasileiro é a mais nova iniciativa da Embratur

Publicado em 25/09/2019 por GS Notícias

Em conjunto com a MMA, Embratur definirá grupo multidisciplinar visando a criação do programa de revitalização do ecoturismo brasileiro.

Anunciado no último dia 3, Brasil ganhará programa voltado ao ecoturismo. A iniciativa é da Embratur, juntamente com a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, já que, em 2018, o país evoluiu positivamente com o setor.

Conforme dados apurados, o ecoturismo gerou mais de R$ 2 bilhões em renda, em torno de 80 mil empregos e mais de R$ 3 bilhões para o PIB.

Cacho1.jpg

Programa de revitalização para o ecoturismo brasileiro é assunto em pauta

Unidas, a Embratur e a MMA designará um grupo multidisciplinar, focando na criação do programa de revitalização para o ecoturismo nacional. Por meio dele, será possível verificar quais os destinos turísticos brasileiros de maior potencial nesse segmento.

Dessa forma, será destinado mais investimentos aos locais que não são tão difundidos no país. Conforme divulgado por Osvaldo Matos de Melo Júnior, diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, a ideia visa estimular atividades relacionadas ao turismo na natureza com a conscientização sustentável entre os visitantes dos destinos de ecoturismo.

Júnior ainda relatou que ambos os segmentos vêm crescendo de 10% ao ano. Dados mostram que, em 2018, de todos os turistas que visitaram o Brasil a lazer, 16% focaram no ecoturismo, que é uma tendência mundial, já que 10% dos turistas optam por essa modalidade.

Vale informar que o segmento só ficou atrás das opções sol e praia.

Diretor da Embratur enfatiza sobre a importância de fortalecer ecoturismo no Brasil

O intuito do programa é de fortalecer a imagem dos destinos turísticos nacionais que ainda não são divulgados, suficientemente. A ideia, segundo o diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, é de apresentar o potencial do Brasil nos quatro cantos do país e no mundo, atraindo assim, o olhar dos investidores.

Enquanto o programa de revitalização segue, o grupo designado tem o papel de agilizar entrega de serviços para uso público, focando nos parques nacionais, entre outros. Matos enfatiza também que é preciso estruturar esses locais o mais breve possível, de forma a oferecer o melhor aos turistas.

Brasil é um país rico em recursos naturais

Cacho2.jpg

O Brasil conta com uma rica flora e fauna, reservas de água doce, biodiversidade, litoral extenso e florestas preservadas. É importante estimular a prática do ecoturismo, de forma a se aproveitar o que temos em solo nacional.

Como resultado, ocorre a geração de renda, especialmente, para a população local. Difundir o ecoturismo no país não é focar apenas na rentabilidade, como também em desenvolver a consciência e o respeito cultural e ambiental.

Essa prática gera, inclusive, benefícios financeiros para a conservação local.

Destinos de ecoturismo no Brasil

Entre os principais destinos de ecoturismo no Brasil, estão: Chapada Diamantina/BA, Fernando de Noronha/PE, Chapada dos Veadeiros/GO, Parque Nacional do Caparaó/MG e Chapada dos Guimarães. Vale salientar que existem muitos outros destinos voltados ao ecoturismo no país.

A maioria proporciona muitas experiências aos visitantes, incluindo a prática de aventura por meio dos esportes na natureza. É válido salientar, aos visitantes, a necessidade de se respeitar o meio ambiente, não jogando lixos, respeitar os animais, não levar para a casa elementos naturais, entre outros.

Porém, além dos cuidados com o ambiente em si, há a necessidade de se proteger, uma vez que muitos são os perigos de se fazer uma trilha, por exemplo. Daí a necessidade de o viajante contratar um seguro viagem, uma proteção essencial, caso precise de atendimento médico, entre outros.

Escrito por: Andreia Silveira, contribui com o site Smartia, estuda Gestão de Turismo na Uninter. É gestora de turismo pelo MTur e possui certificação em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

Fonte: Panrotas.