Projeto Novo Estado valoriza mão de obra local e diminui desemprego na pandemia

Publicado em 19/11/2020 por Gaby Comunicação

 Mais de quatro mil empregos diretos foram gerados em 24 cidades do Pará e Tocantins pelo Projeto Novo Estado. Quase a metade desse total foi de mão de obra local

Curionopolis.jpg

Em Curionópolis, a contratação chega a 51% do efetivo oriundo da região

Iniciado em março de 2020, o projeto gerou até o mês de outubro 4.623 empregos, sendo 3.568 colaboradores no estado do Pará e 1.055 no Tocantins. Deste total, 46% é ocupado pela população local das cidades e comunidades interferidas pelas obras das linhas de transmissão de energia elétrica e subestações.

A Engie Brasil Energia é responsável pela implantação do Projeto Novo Estado (PNE). Nele, são abertos postos de trabalho, proporcionando incremento de renda por meio da movimentação de efetivo local e também vindo de outras cidades, gerando uma forte movimentação na economia dos municípios e o consequente aumento da renda de pequenos comerciantes.

No canteiro de obras de Curionópolis, no Pará, há 529 colaboradores. Desses, 271 são moradores do município. Um número elevado de contratação local, que chega a 51% do efetivo oriundo da região.

Rita de Cassia Silva Sobrinho é auxiliar administrativa na área de Medicina do Trabalho, na empreiteira Tabocas, responsável pelo canteiro de obras em Curionópolis. A profissional estava desempregada há quatro meses, após o salão de beleza em que trabalhava fechar as portas com a chegada da pandemia. Ela foi contratada para atuar no PNE em maio de 2020 e comemora. “Foi muito importante ter conseguido esta oportunidade em meio à pandemia, porque sou mãe solteira, moro de aluguel e ficar desempregada é bem complicado, ainda mais em uma cidade pequena como Curionópolis”, afirma. Com o desempenho no trabalho, Rita foi promovida no mês de outubro, passando de auxiliar administrativo de obra I para III. A valorização de trabalhadores locais é uma demonstração de responsabilidade social com as comunidades que estão no entorno dos empreendimentos da Engie Brasil Energia.

 Sobre a ENGIE

A Engie é a maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a Engie é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.