Com questionário definido, conheça as perguntas que serão feitas no Censo 2020

Publicado em 21/07/2019 por Agência IBGE


 Cerca de 180 mil recenseadores estarão nas ruas entre agosto e outubro de 2020 - Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Após definir os temas e o tamanho dos questionários do Censo 2020, o IBGE divulgou hoje (1) as perguntas que serão respondidas pela população no ano que vem. O questionário básico, aplicado em todos os domicílios do país, terá 26 perguntas,  sendo que a última, já prevista, não havia sido computada anteriormente, pois não exige uma resposta do informante. Já o da amostra, com 76 questões, será respondido por 10% dos lares brasileiros.

Os questionários serão testados durante o Censo Experimental, previsto para acontecer entre setembro e novembro deste ano, no município de Poços de Caldas (MG). Essa etapa será um ensaio geral para avaliar e aperfeiçoar a logística da operação censitária.

O Censo vai coletar informações em todos os 5.570 municípios brasileiros. Cerca de 180 mil recenseadores estarão nas ruas entre os meses de agosto e outubro de 2020 para contar uma população estimada em 213 milhões de habitantes.