Semana de empreendedorismo terá agenda voltada à inovação e tecnologia

Publicado em 13/10/2017 por DCI

13/10/2017 - 05h00

Semana de empreendedorismo terá agenda voltada à inovação e tecnologia

De acordo com a estimativa dos organizadores, Associação Comercial e Industrial e Câmara dos Dirigentes Lojistas, são esperados mais de 2 mil participantes, 25% a mais do que em 2016

Edição de 2016 da SNE reuniu mais de 1,5 mil pessoas; em quatro anos, mais de quatro mil já participaram
Edição de 2016 da SNE reuniu mais de 1,5 mil pessoas; em quatro anos, mais de quatro mil já participaram
Foto: Divulgação

Campinas - Principal plataforma de eventos dirigidos ao fortalecimento da cultura empreendedora de Campinas e região, a Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE) abre a quinta edição na próxima semana, entre os dias 16 e 20.

A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL - Campinas) para marcar o Mês do Empreendedor na cidade e região. A programação da SNE é composta por cinco eventos que ocorrerão durante toda a semana. As atividades estarão concentradas no Vitória Hotel Concept Campinas, das 18h30 às 22h, exceto o encerramento, que será das 8h30 às 12h.

O gerente-executivo da ACIC, Leandro Diniz, ressalta o alto grau de excelência dos conteúdos que serão apresentados. "Nesses quatro anos já foram mais de quatro mil empreendedores impactados, cerca de 100 palestrantes convidados e de 310 horas de conteúdos com temas voltados à inspiração, à inovação, à educação empreendedora e ao networking, destinados à capacitação de gestores e empreendedores, bem como ao desenvolvimento de empresas de diferentes portes e áreas de atuação", contabiliza Diniz.

De acordo com ele, a previsão é de mais de 2 mil participantes, um crescimento de aproximadamente 25% em comparação à edição de 2016. Para a vice-presidente da entidade, Adriana Flosi, a SNE consolida o trabalho desenvolvido pela entidade para o fortalecimento do empreendedorismo em Campinas e região.

"A ACIC tem uma atuação propositiva nesse sentido. Tanto que a Associação atuou, ao lado da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para melhorar o quesito Ambiente Regulatório, um dos sete analisados pela organização Endeavor para a elaboração do Índice de Cidades Empreendedoras - Brasil", lembra Adriana. Como resultado, de 2015 para 2016, Campinas subiu de 24º para 9º lugar nesse quesito, o que contribuiu para elevar a cidade de 5ª a 3ª colocada no ranking nacional.

Atrações

O Click - Ideias que inspiram abre a programação na segunda-feira (16), no qual palestrantes convidados apresentarão tendências e soluções disruptivas para a sociedade e para os negócios, instigando os participantes sobre como se preparar para o futuro. Entre os nomes já confirmados estão a PhD em medicina espacial, Thais Russomano, conselheira do projeto holandês Mars One, que pretende colonizar Marte na próxima década; o chef Rossano Linassi, consultor em gastronomia e principal referência na introdução de insetos na alimentação humana no Brasil; Adalberto Maluf, diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD, gigante chinesa reconhecida em nível global pela inovação e excelência tecnológicas no segmento energético; e Iana Barenboim, sócia do Olabi Makerspace organização social focada em promover a diversidade na produção de tecnologias que faz parte da rede global de FabLabs do MIT.

Na terça-feira (17), ocorre o Inova Day, formato que ajuda a compreender a importância da implantação de uma cultura de inovação dentro de uma empresa para permanecer relevante no mercado, a partir da apresentação de modelos de negócios que são referência e nos conceitos empregados por esses empreendimentos. O presidente da Unità Educacional, Marcelo Veras e o presidente e CEO da Inova Consulting e da Inova Business School, Luís Rasquilha, estão entre os palestrantes.

A quarta (18) será destinada ao Fórum de Transformação Digital, com a abordagem de diferentes maneiras de agregar valor à empresas e revolucionar estratégias de marketing e vendas, a partir do potencial das inúmeras transformações que ocorrem de forma exponencial no universo digital. Maurício Vargas, CEO e fundador do Reclame Aqui, será um dos palestrantes.

Na quinta (19) será realizada a segunda edição do Day1x. O evento é derivado do Day1, criado pela Endeavor para incentivar pessoas que sonham alto em seus negócios. O Day1x é composto por palestras de empreendedores de destaque que compartilham histórias de superação abordando o dia decisivo para a transformação de suas vidas. Estão confirmadas as participações de Manuella Curti, CEO da Filtros Europa; Arione Diniz, fundador da rede Óticas Diniz; Igor Morais, fundador da Kings Sneakers; Odery e Maurício Cunha, proprietários da Odery Drums; Carlos Neto, CEO da Matera Systems, e Felipe Sisson, proprietário da Igui Piscinas. No encerramento, sexta (20), a atividade AC Networking Meeting, será das 8h30 às 12h. André Castilho, referência internacional em Storytelling para marcas será um dos palestrantes, junto com Yuri Trafane, sócio diretor da Ynner Treinamentos.

Milton Paes

Assuntos relacionados:

campinas