Sigera inicia amanhã com minicurso

Publicado em 06/05/2019 por Embrapa

Com a temática "Biotecnologia Aplicada ao Tratamento e Reúso dos Resíduos" inicia amanhã, dia 07, a sexta edição do Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais – VI Sigera (sbera.org.br/sigera2019), evento internacional que tem como foco a discussão de gerenciamento dos resíduos agropecuários e agroindustriais. Ao completar 10 anos, o evento volta ao local onde iniciou, na capital catarinense. Para esta edição estão sendo esperados cerca de 120 participantes do Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia, Espanha, Portugal e Estados Unidos.
O Sigera será realizado em Florianópolis/SC, no Oceania Park Hotel. Na programação do primeiro dia está a realização do minicurso "Biotecnologias para o Tratamento e Uso de Águas Residuárias", com o professor Albert Magrí Aloy, da Universidade Politécnica da Catalunha, das 9 horas às 17h30. No final da tarde, ocorre a reunião técnica de participantes do Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia e o Welcome drink.
A abertura oficial ocorre na manhã da quarta-feira, dia 08, às 8h45, e na sequência, às 9 horas, ocorre o Painel "Produção de energia a partir de resíduos". Ainda pela manhã ocorre a sessão de pôsters e apresentação oral de trabalhos. Para a tarde, está programada a sessão "Uso de resíduos como fertilizante", apresentação oral de trabalhos e o painel "Experiências em manejo de resíduos da produção animal". Ao final da programação ocorrerá o lançamento do livro "Fundamentos da digestão anaeróbia, purificação do biogás, uso e tratamento do digestato".
Na quinta-feira, dia 09, a programação contempla o painel "Tecnologias de tratamento de resíduos", a Sessão "Impactos dos resíduos", apresentação de trabalhos orais e a premiação dos Melhores Trabalhos, além da Cerimônia de Encerramento.
O último dia do Sigera prevê visitas técnicas no ETE Riovivo - Sistema aeróbio de lodos ativados, em Brusque, e na Planta de Compostagem e Biogás Archea-Eco Conceitos, em Pomerode.
O Sigera é promovido pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), com a copromoção da Embrapa.