Trump vai liderar negociações comerciais com China, diz secretário

Publicado em 03/12/2018 por Valor Online

Trump vai liderar negociações comerciais com China, diz secretário

SÃO PAULO  -  O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai liderar as negociações para um acordo comercial com a China, disse o secretário americano do Tesouro, Steven Mnuchin, nesta segunda-feira em entrevista à CNBC. No último fim de semana, EUA e China acertaram uma trégua na guerra comercial e desenharam compromissos para um futuro acordo.

"Será um verdadeiro acordo, com compromissos reais", disse Mnuchin. "Irá cobrir temas de propriedade intelectual, tecnologia e câmbio", acrescentou.

Segundo o secretário do Tesouro americano, a China colocará mais US$ 1,2 trilhão em compromissos adicionais na mesa de negociação e os setores de agricultura e energia farão parte de um possível acordo comercial entre as duas potências.

Na entrevista à CNBC, Mnuchin também fez comentários sobre o Federal Reserve (Fed, banco central americano) e disse que Trump ficou satisfeito com o discurso do presidente da autoridade monetária, Jerome Powell. Na semana passada, Powell declarou que a taxa de juros está próxima do nível "neutro".

A declaração do dirigente do BC americano foi interpretada como um sinal de que o Fed tem agora pouco espaço para novas altas de juros, em contraposição ao discurso feito por Powell em 3 de outubro, quando disse que as taxas ainda estavam "a um logo caminho" do nível de equilíbrio.