Com brinquedos da infância, pais fazem festa com filhos na Virada Sustentável

Publicado em 12/06/2017 por O Globo

Animação. No Parque Lage, criança usa um brinquedo feito de material reciclável durante evento ecológico - Cléber Júnior / Agência O Globo

RIO - No domingo de céu azul e temperatura amena, famílias lotaram o evento Virada Sustentável no Parque Lage, no Jardim Botânico. As crianças puderam desfrutar de brinquedos que fizeram parte da infância de seus pais, como cama de gato, telefone sem fio, pula-pula e gangorra, feitos com material aproveitável. A pedagoga Bianca Barcelos, que mora em Bangu e foi com o marido levar o filho de 2 anos ao evento, acha que devem ser promovidas mais iniciativas como esta:

- É bom para estimular o lado cognitivo dos pequenos, a integração deles com a natureza, com outras crianças e, claro, com a sustentabilidade, por meio da diversão. A Zona Oeste também precisa receber esse tipo de ação.

No trabalho, a designer Paula Lino faz muito uso da tecnologia em seus projetos, mas, nos momentos de folga, quer distância de tudo o que precisa de fio, pilha, bateria e carregador. Paula, que estava com seus três filhos e o marido no Parque Lage, diz que a vida "analógica" dá mais trabalho, mas vale mais a pena.

- Hoje em dia, as pessoas têm se fechado em suas casas por causa da violência ou porque não conseguem largar o celular, o tablet, as séries de televisão. Os meus filhos não seguem esse tendência, e nós contribuímos para isso. Por exemplo, quando vamos a um restaurante, eu e meu marido não ficamos no celular, porque as crianças vão chegar à conclusão de que isso deve ser muito bom, já que os pais deles não largam nem na hora de comer.

A Virada Sustentável, que aconteceu de sexta a domingo por ocasião da Semana Nacional do Meio Ambiente, teve 400 atividades gratuitas para todas as idades, baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento, que foi realizado em diversos pontos cidade, teve como principais cenários, além do Parque Lage, a Praça Mauá e o Parque Madureira.