Campanha Nacional de Doação de Sangue é aberta no Hemocentro de Brasília

Publicado em 15/06/2017 por Portal R7

A Fundação Hemocentro de Brasília foi palco, nesta quarta-feira (14), do lançamento da Campanha Nacional de Doação de Sangue. A iniciativa tem por objetivo sensibilizar novos voluntários e fidelizar doadores existentes.

A campanha, que se estenderá até 30 de junho, celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, instituído pela Organização Mundial da Saúde desde 2004.

Até abril deste ano, o Distrito Federal coletou 17.069 bolsas de sangue - a média mensal é de 4.267. Em Brasília, as doações são 83,4% espontâneas, e 40% delas são feitas por mulheres. Nesse período, foram feitas 22,6 mil transfusões, incluindo as do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada.

A Fundação Hemocentro é uma instituição pública e pode coletar até 11.088 bolsas de sangue por mês. Atende 100% da demanda do SUS por hemocomponentes.

A unidade faz a gestão de 12 agências transfusionais espalhadas pelos hospitais da rede pública de saúde do DF. Em 2016, foram coletadas 54.928 bolsas de sangue e feitas 74.877 transfusões.

Em breve, o Hemocentro passará por obras de ampliação e reforma dos setores de coleta, processamento e laboratórios, o que causará um impacto positivo de 42,85% na capacidade operacional.

Condições para fazer a doação

Gozar de boa saúde Pesar acima de 50 quilos Estar alimentado Não estar em uso de medicamentos Ter de 16 a 69 anos de idade Apresentar documento oficial com foto Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior Não ter praticado exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação Não ter se submetido a endoscopia há seis meses Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses Evitar fumar 2 horas antes da doação O tema da campanha é Doe Sangue Regularmente e Ajude a Quem Precisa. A ideia da celebração nesta data é homenagear os doadores e agradecer pela ajuda que dão para salvar vidas diariamente.