Casal da Barra celebrará cinco anos de união na Maratona do Rio

Publicado em 18/06/2017 por O Globo

André Ribeiros e Laina Saurin tiram selfie numa trilha em Itatiaia - Arquivo pessoal

Quem perdeu as inscrições para a Maratona do Rio, agora, se quiser participar da prova, que será realizada hoje, vai ter que ir "de pipoca" - termo que os atletas usam, em alusão ao carnaval da Bahia, para classificar as pessoas que correm sem o kit oficial. Os 42 quilômetros do percurso, que tem largada às 7h30m, na Praça do Pontal, no Recreio, e vai até o Aterro do Flamengo, costumam render muitas histórias. Uma delas será a comemoração das bodas de madeira de um casal de moradores de Barra.

Para entender os caminhos que levaram um ao outro, é preciso voltar aos idos de 2010, quando a professora de Educação Física Laina Saurin e o gestor financeiro André Ribeiros se conheceram numa página do Facebook que divulga as principais corridas do país. Depois desse esbarrão virtual, vieram bate-papos que costumavam varar a madrugada e culminaram numa meia maratona, em Porto Alegre. O que era o fim de uma etapa foi o ponto de partida de uma relação que percorreria muitas provas pelo Brasil.

- Eu morava em Porto Alegre, e a meia maratona foi um pretexto para ele ir me conhecer. Antes da largada, nós nos beijamos. No meio da corrida, o André disse que, se eu quisesse me casar com ele, precisaria fazer o pedido durante uma maratona. Aí, pensei: "Que carioca audacioso" - lembra Laina.

O Elevado do Joá faz parte do percurso de 42 quilômetros da Maratona do Rio - Divulgação/Maratona do Rio

Após um ano de namoro e torneios esportivos em Porto Alegre e no Rio, o pedido de casamento foi feito. Hoje, o casal vive na Barra e, para celebrar os cinco anos de união, decidiu fazê-lo a seu modo: participando da Maratona do Rio.

- Não temos assessoria de corrida para marcar tempo de percurso, nada disso. Gostamos da companhia um do outro, de parar no meio da prova e fazer selfies e trocar beijos suados. Acordamos às 5h todo dia e fazemos uma atividade às 6h. Amamos esporte, e, agora, queremos começar a escalar - diz Laina.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER (OGlobo_Bairros)