Cidade Verde

Publicado em 13/06/2017 por O Fluminense

Niterói respira melhor. As ruas da cidade são as mais arborizadas entre os municípios do Leste Fluminense. A constatação, obtida a partir de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um verdadeiro "presente" para a cidade no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Segundo o IBGE, 78,5% das ruas de Niterói apresentam árvores. O município ocupa a terceira posição na Região Metropolitana, ficando atrás apenas das cidades de Paracambi, que tem 81,6%, e de Guapimirim, com 79,5%. 

Quanto maior a cobertura vegetal, maior é a saúde dos habitantes, comprovam especialistas. Segundo o biólogo da Universidade Federal Fluminense (UFF) André Marchiori, em ruas mais arborizadas é menor o índice de diabetes, hipertensão e outras doenças entre seus moradores.  

Além disso, a arborização contribui para a sustentabilidade, poupando recursos naturais e energéticos. Ruas mais verdes são mais frescas, proporcionando economia de energia elétrica nas residências, conforme estudos feitos  nos Estados Unidos e no Golfo Pérsico, ressalta o especialista Laerte Scanavaca, da Embrapa-Meio Ambiente. 

Não faltam bons motivos para incentivar a proliferação do verde. Nos últimos três anos, cerca de 5 mil mudas de árvores foram plantadas na cidade e mais 300 estão sendo desenvolvidas em viveiros para cobrirem áreas de Camboinhas e no acesso ao Túnel Charitas-Cafubá. 

É a combinação ideal: a cidade ganha em beleza, saúde e qualidade de vida para a população.