Dicas de ouro para um bom curriculum

Publicado em 05/12/2016 por Folha de Londrina


No passado, as carreiras eram estáveis, era comum uma pessoa ter um único emprego que durasse a vida toda e total lealdade à empresa. Atualmente, no entanto, as pessoas mudam de emprego com mais tranquilidade e também mudam suas carreiras de duas a três vezes. Hoje também existe uma instabilidade maior decorrente de uma dinâmica de mercado mais turbulenta vinda da própria economia. Por isto, é muito importante aproveitar este tempo para refletir sobre sua história e este é o início do processo de elaborar ou refazer seu curriculum e ir ao mercado.
Segundo a consultora, escritora, educadora e palestrante Carla Weisz, a preparação de um bom curriculum vai além do processo de escrevê-lo. Neste sentido, a especialista repassa algumas orientações, começando pelo entendimento do mercado e suas modificações. "O conceito tradicional de carreira é desafiado constantemente e os profissionais são quase que obrigados a repensar sua carreira em função do que está acontecendo no mundo para ser melhor sucedido, dando continuidade ao que atualmente chamamos de jornada de vida profissional."
E como fazer isso? "Pense se você precisa se atualizar ou aprender alguma nova habilidade para viver neste novo mundo; quais conhecimentos você precisa adquirir e que crenças você precisa substituir por novas para que seu comportamento fique alinhado aos seus objetivos e ao contexto que estamos vivendo", pondera Carla Weisz.
Segundo a profissional, antes de escrever seu curriculum e dispará-lo no mercado para qualquer lado, é fundamental você refletir sobre sua carreira, sobre seus objetivos, ansiedades, frustrações e sonhos, caso esteja desempregado, pensar sobre o dinheiro que você tem, como irá utilizá-lo e por quanto tempo ele irá durar.
E acrescenta: "Com a reflexão que você fez sobre sua história de vida e de posse do resumo das principais realizações que obteve, você está pronto para fazer seu curriculum e deixá-lo consistente e coerente com a pessoa e profissional que você é."