Empresários podem usar o design para inovar e crescer 

Publicado em 31/03/2017 por Diário Catarinense


Único caminho para agregar valor a produtos e serviços e se diferenciar é investir em design. Esse e outros alertas sobre o potencial do design foram destacados nesta quinta em painel promovido pelo IndexHub, plataforma do Centro Design Catarina (CDC), na Acij, em Joinville

O professor António Cruz Rodrigues, da Universidade Europeia em Lisboa, falou sobre macrotendências e a necessidade de olhar para o futuro. Freddy van Camp, consultor e professor, defendeu uma atenção maior de líderes empresariais sobre como o design permite inovar ampliar receitas

Nivaldo Presalino Vieira, gerente regional do BRDE no Norte de SC,  falou sobre as facilidades para obter redito para inovação via design. Na foto, a partir da esquerda, van Camp, Vieira, a presidente do CDC Roselie Lemos, Rodrigues, a gerente técnica do CDC Janaina da Silva e o diretor financeiro da instituição, Sonei Turossi. 

SC lidera investimentos
Empresas catarinenses estão aproveitando oportunidades financeiras para investir em inovação. Segundo o gerente regional do BRDE para o Norte do Estado, Nivaldo Presalino Vieira, Santa Catarina lidera o volume de financiamentos na área de inovação na instituição. 

Do total financiado ano passado na Região Sul, o Estado ficou com 45%. E olha que as economias do Rio Grande do Sul e do Paraná são bem maiores. Outro detalhe interessante é que a inadimplência para essa linha é baixa, só não é menor que a do agronegócio, um setor que não sentia crise até há pouco. 

BMW lidera em casa
Única montadora de automóveis no Estado, a BMW fechou 2016 com liderança no mercado catarinense no segmento de luxo: 27%. E avançou 16% em vendas frente a 2015. No Brasil, deteve 24% do segmento no ano. Nos dois primeiros meses de 2017, em função da falta de alguns modelos, a BMW está com 22% do mercado de SC, mas espera recuperar, informa o executivo Paulinho Albuquerque, da rede Top Car.

Acompanhe as publicações de  Estela Benetti