Esquema para segurança dos festejos juninos é definido

Publicado em 15/06/2017 por O Estado do Maranhão

Arraiais terão segurança garantida

SÃO LUÍS - A programação junina em São Luís foi aberta oficialmente ontem, com festança nos arraiais da Praça Maria Aragão e Parque Folclórico da Vila Palmeira. Além destes, a programação oficial conta também com terreiros juninos na Praça Nauro Machado e no Ipem. Para garantir a tranquilidade de quem for curtir os festejos juninos, o Governo do Estado montou um esquema de segurança especial. Um grupamento de policiais militares será destacado para garantir a segurança nos arraiais da Região Metropolitana de São Luís.

O planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) vai garantir a cobertura dos arraiais do circuito oficial de forma permanente, na área interna e entorno. Organizações particulares, montadas pela própria comunidade e que obtiverem autorização para funcionar, também vão contar com monitoramento. O aparato militar já trabalha nos festejos de bairros para a garantia da segurança de brincantes e público.

Para cada arraial, a Polícia Militar vai destacar um grupamento para monitorar a aérea em viaturas, motocicletas e também a pé. Além deste, no Arraial do Ipem serão destacadas ainda equipes da Cavalaria Militar. Nos Vivas apoiados pelo Governo, haverá reforço de viaturas e motos. O plano de distribuição do efetivo considera as áreas mais estratégicas de cada arraial. Equipes monitorarão a pé e outra parte manterão a guarda nas entradas e saídas; nas proximidades dos palcos e áreas de estacionamento de veículos.

A orientação aos cidadãos é outro ponto reforçado no treinamento dos policiais que atuarão nos festejos. Em geral, serão repassadas informações sobre organização dos locais, pontos turísticos da cidade, locais de consumo das comidas típicas e apoio para estacionamento.

Policiamento turístico
Um planejamento direcionado será desenvolvido priorizando o atendimento aos turistas que escolherem a capital e as demais cidades da região metropolitana para aproveitar a festança de São João. As orientações e ações de fiscalização e educativas vão ser desenvolvidas por equipes da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur). O efetivo é treinado e preparado com policiais que têm domínio de mais de uma língua estrangeira, amplo conhecimento do bairro e suas potencialidades turísticas, além de condições de trato adequado com públicos diversos.

A Segurança vai manter um posto fixo da Polícia Militar funcionando 24 horas, à disposição dos turistas e público geral que for prestigiar a programação junina no Centro Histórico. No local, poderão ter acesso ainda à informação de pontos turísticos, como se deslocar, onde comer, onde dormir e o que visitar, sendo prontamente atendidos pelas equipes da CPTur.

Lei Seca
O cumprimento das normas da Lei Seca vai ser cobrado com as ações da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind) na abordagem a pessoas, fiscalização de veículos e nas barreiras com apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran).

Em apoio, as Unidades Especializadas da Polícia Militar vão reforçar a segurança com equipes do Centro Tático Aéreo (CTA), Batalhão de Choque e Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam).

A operação para cumprimento das normas da Lei Seca será realizada pelo efetivo da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind) e inclui fiscalização a pessoas e veículos durante o período festivo. O trabalho policial conta ainda com parceria de equipes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Blitz Urbana; das secretarias de município e estado da Saúde, Trânsito e Transportes, Turismo, Cultura e o Samu; e ainda dirigentes de grupos folclóricos.

SAIBA MAIS

São João de Todos

Aberta oficialmente ontem, a programação do São João de todos prossegue até o dia 2 de julho. O evento é realizado por meio da parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. Os locais do circuito oficial são formados pelos arraiais da Praça Maria Aragão, Praça Nauro Machado, Ipem e Vila Palmeira.

Serão seis apresentações culturais por noite em cada arraial, entre grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, em programação que segue até o dia 2 de julho.

Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Prefeitura de São Luís, o "São João de Todos" também apoia mais doze arraiais de bairro e outros momentos tradicionais da festa, como os encontros de grupos de Bumba Meu Boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus, e do festejo de São Marçal (30), no bairro do João Paulo. O Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi, ainda sem data, também foram contemplados com o apoio do Governo do Estado este ano.

No circuito de arraiais de bairro, contam com o apoio do Estado: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.