Prévia do PIB aponta crescimento de 0,28% em abril

Publicado em 17/06/2017 por Tribuna da Bahia

Puxado pela recuperação da indústria, do comércio e do setor de serviços, o Brasil voltou a crescer em abril. Dados do Banco Central mostram que, na comparação com março, o avanço foi de 0,28%.

O número faz parte do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), um estudo que tenta prever o comportamento do Produto Interno Bruto antes da divulgação oficial. Todos os meses, verifica-se a evolução da riqueza gerada pelo País.

Em abril, os números do comércio foram determinantes para o PIB do período. O setor cresceu 1% puxado, principalmente por supermercados. Esse resultado é importante porque reforça o quadro de recuperação da economia com inflação em queda. Na prática, o brasileiro começa a voltar às compras.

Nos serviços, o cenário é semelhante. Em abril, o setor também cresceu 1% e teve o melhor resultado para qualquer mês desde março do ano passado, quando foi registrada expansão de 1,2%. A indústria também contribui para a retomada do crescimento no período, com um avanço de 0,6% na produção.

Divulgação do PIB

Esses resultados, no entanto, ainda precisam ser confirmados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável por divulgar o resultado do PIB. Os números referentes ao período entre abril e junho serão apresentados pelo instituto apenas em setembro.