Revitalização da Praça do Coreto leva apresentações artísticas à cidade

Publicado em 18/06/2017 por Correio Braziliense Online

Luís Nova/Esp.CB/D.A Press

 
A Praça do Coreto ganhou cores e risos na tarde deste sábado (17/6), durante o projeto de revitalização do lugar. As crianças tomaram o espaço que, antes, estava abandonado. O cinza, o mato alto e a sujeira deram lugar a balões, brinquedos infláveis e apresentações artísticas. A ação faz parte de uma parceria entre a iniciativa pública e privada, entre o Taguatinga Shopping e Administração para ocupar a área. A programação segue até às 19h deste domingo (18/6). 


Desde o começo da tarde, as crianças puderam acompanhar e se divertir com o teatro de bonecos do grupo Mamulengo Saruê. Hélio da Silva, 53 anos, trouxe a filha Ana Luisa, 10 anos, para se divertir com a programação. Para ele, que é morador vizinho à Praça, é importante a criação desde espaço de convivência para que todos os outros possam aproveitar a área. "Eu trouxe para ela curtir. Ela vinha aqui quase todo dia, mas paramos de vir. Mas agora, sim, ela vai vir. Desde pequena ela brincava nesses brinquedinhos, mas teve que parar porque estava tudo largado", contou o comerciante. "Agora tá bem melhor, e o que mais gostei foram os novos brinquedos", afirmou a menina. 
 
Luís Nova/Esp.CB/D.A Press
 

Arte de Taguatinga  

Artista há mais de 40 anos, Aguinaldo Algodão, 49, faz parte do grupo responsável pelo teatro de bonecos Mamulengo Saruê, que participou da revitalização. Ele contou a importância de estar presente em uma ação como essa, já que -como morador de taguatinga há mais de 30 anos- a cidade tem uma carênciade praças e arborização para que as pessoas possam se encontrar. "Na minha infância era assim: a gente tinha acesso às ruas e praças, mas hoje estamos restritos às prisões domiciliares por causa da violência. Mas isso é reflexo da falta de praças e cultura", afirmou. 
 
Luís Nova/Esp.CB/D.A Press
 

Como parte da revitalização, a Praça do Coreto ganhou iluminação, bancos e mesas de concreto e recuperação do piso. Além disso, o lugar recebeu um grafite feito pelo artista Rivas, 47 anos, integrante do grupo Força Tarefa. A ideia é que os desenhos façam referência à cara e a história da cidade. Ele acredita que, atualmente,a linguagem urbana está muito próxima da comunidade. E que a arte estampada no coreto da praça mostra essa identidade da cidade e dos moradores do lugar. "A gente sabe que o significado (da revitalização) é também para ser ter ações e apresentações. Muita gente quer uma oportunidade, e as pessoas vão poder se encontrar mais vezes aqui", afirmou Rivas. 

 
Confira a programação do evento:

 
Sábado -  17 de junho de 2017
15h às 19h - Brinquedos infláveis do Grupo Ciranda
15h - Grupo Mamulengo Saruê
15h30 - Artista Rivas grafitando o coreto
16h- Solenidade
17h - Show com Roniel & Rafael
 
Domingo - 18 de junho de 2017
15h às 19h - Brinquedos infláveis do Grupo Ciranda
15h - Espetáculo com Mímagico Miquéias
16h - Sarau com Tribo das Artes
17h - Batalha show de MC's e B.Boys