Secretaria de Segurança lança o Canil da Guarda Municipal

Publicado em 11/06/2017 por Bem Paraná

A Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais oficializou na tarde de quinta-feira (08) o lançamento do Canil da Guarda Municipal, implementando ainda mais a estrutura e atuação eficaz da corporação em auxílio à população. A unidade K9, termo mundialmente difundido para designar ações militares e policiais que utilizam cães, conta em São José dos Pinhais com cães farejadores das raças Pastor Belga Malinois e Pastor Alemão que irão ajudar nas missões diárias da GM, principalmente no combate ao tráfico de drogas.

Toninho Fenelon, prefeito de São José dos Pinhais, na solenidade agradeceu o trabalho e empenho dos envolvidos na criação do Canil da Guarda Municipal e disse estar satisfeito com mais essa conquista que é em prol da população. "Enquanto administração pública procuramos oferecer ações e serviços de qualidade e a iniciativa do Canil é mais uma importante, valorosa e merecida ação da Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança, e quem ganha é comunidade", finalizou o prefeito.

 

 

O secretário de Segurança, Adriano Mühlstedt, agradeceu a dedicação de cada pessoa envolvida direta ou indiretamente, bem como as parcerias realizadas para a concretização de mais esse serviço como, por exemplo, com a Secretaria de Saúde por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). "A busca pela excelência no atendimento à população é constante para a segurança pública em nosso município, assim como resultados efetivos em nossas ações, com o auxílio dos cães temos uma possibilidade exponencialmente maior de promover o flagrante em nossas abordagens, quanto a questões de entorpecentes, por exemplo", comentou Adriano.

Os GMs que irão conduzir os cães passaram por treinamento com carga horária de aproximadamente 120 horas, com o adestrador Rondney Mesquita, referência na área e que em seu currículo prestou serviço para a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Rio de Janeiro, Marinha, Exército e Aeronáutica, Guardas Municipais e Força Nacional. Na ocasião foram entregue os certificados de conclusão do curso aos GMs Skocinski e De Souza, os quais estarão em constante treinamento junto com os cães.

Após a solenidade, os presentes acompanharam uma demonstração das habilidades dos cães e de seus condutores e também uma demonstração prática em uma abordagem real, que foi realizada na Praça do Verbo Divino.