Túnel vai ter novo visual em breve

Publicado em 18/06/2017 por O Fluminense

Concurso da Prefeitura vai selecionar 10 artistas para pintar o muro de entrada do túnel Charitas-Cafubá

Foto: Evelen Gouvêa

A arte vem ganhando cada vez mais espaço em Niterói. E, para colorir ainda mais a cidade, os grafiteiros têm até este domingo (18) para participar do concurso que selecionará 10 artistas para pintar o muro de entrada do túnel Charitas-Cafubá. A Fundação de Arte do município (FAN) alerta para o tema "Niterói: Ícones, referências e estilos da cidade". As inscrições são gratuitas.  

Segundo a fundação, a procura pelo concurso está sendo boa. Os artistas deverão mostrar, através da arte urbana, sua visão de Niterói, o que mais chama a sua atenção na cidade. As propostas farão parte de painéis de oito metros de comprimento por dois metros de altura, e serão expostas no muro do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, que dá acesso ao túnel. 

Os interessados podem se inscrever como um único artista ou como um grupo. Cada participante pode enviar mais de uma proposta de desenho. Mas, apenas uma por artista será selecionada. Um formulário disponível no site www.culturaniteroi.com.br deve ser preenchido.  

Depois, o grafiteiro deverá enviá-lo para o e-mail narua.fan@gmail.com, junto com uma declaração de que não possui grau de parentesco com nenhum servidor, documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, além do layout ou proposta desenhada de como ficará o painel, em formato PDF ou JPG. Após o envio, a arte não poderá ser modificada. Quem tiver interesse, ainda pode enviar um portfólio com seus trabalhos anteriores.  

Segundo o regulamento, os inscritos que não preencherem todas as informações solicitadas terão suas propostas inabilitadas. Ao contrário, uma comissão formada por três pessoas, indicadas pela Secretaria Municipal de Cultura e pela FAN, avaliarão as inscrições. 

Durante o processo, serão levadas em consideração a qualidade artística da proposta (de 0 a 25 pontos), adequação ao tema "Niterói" (0 a 25 pontos), originalidade da proposta (0 a 20), viabilidade técnica de execução (0 a 20) e experiência do grafiteiro adequada ao objeto da proposta (0 a 10 pontos).  

As propostas precisarão somar nota superior a 50 pontos. As 10 primeiras, com maior pontuação, serão selecionadas. As restantes ficarão como suplentes, em caso de desistência, por exemplo. O resultado será divulgado na página da Cultura Niterói na internet, e também no Diário Oficial do Município, até o dia 26 deste mês.  

Para a realização da pintura, a FAN vai disponibilizar até 20 latas de jet para cada proposta, com as cores que foram discriminadas no projeto. Os demais materiais serão de responsabilidade do artista e, por isso, será feito um pagamento de mil reais a cada vencedor para arcar com os custos.